COMUNICAÇÃO DIGITAL PARA A MOBILIZAÇÃO SOCIAL: A EXPERIÊNCIA DO GTARI - GRUPO DE TRABALHO EM APOIO A REFUGIADOS E IMIGRANTES
DOI:
https://doi.org/10.17058/rjp.v11i2.16469Resumo
O presente artigo refere-se ao projeto de extensão desenvolvido pelo GTARI – Grupo de Trabalho em Apoio a Refugiados e Imigrantes da Universidade de Santa Cruz do Sul. O objetivo é descrever as principais ações comunicacionais adotadas pela equipe do GTARI na utilização das redes sociais digitais, especialmente a partir do Facebook e Instagram. A produção de conteúdo se voltou para informações úteis que facilitem o atendimento e a integração da população migrante à comunidade local/regional. Evidenciamos, em nossa análise descritiva qualitativa, quais foram os principais usos da internet orientados à mobilização social e de apoio aos imigrantes e refugiados. Entre as principais ações desenvolvidas pelo GTARI em 2020/2021 destacamos as informações de utilidade para imigrantes, as notícias institucionais do GTARI e dicas/informações de entretenimento que envolvem a causa migratória. Ao final do primeiro ano do projeto o Instagram atingiu 170 seguidores e 42 publicações e, conforme as informações da plataforma, o GTARI alcançou um total de 226 contas e obteve 119 interações, tendo um aumento de 16,4% de contas alcançadas. Além disso, apresenta 16,8% mais de visitas no perfil e uma média de 2 mil impressões na rede. No Facebook, percebemos que o público online do GTARI é formado grande parte por mulheres (78%), com faixa etária de 24 a 34 anos. Além disso, os municípios de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Porto Alegre, Venâncio Aires e Rio Pardo são as principais cidades que interagem com o GTARI.
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