AS REPERCUSSÕES DA PANDEMIA DO COVID-19 SOBRE OS MERCADOS DE TRABALHO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE SANTA CRUZ DO SUL (RS).

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v11i2.16733

Palavras-chave:

COVID-19, mercados de trabalho, Santa Cruz do Sul, precarização do trabalho.

Resumo

O artigo analisa a dinâmica do mercado de trabalho de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, a partir da confirmação dos primeiros casos de Coronavírus no Brasil e das primeiras ações governamentais visando o enfrentamento da crise decorrente da Pandemia. Argumenta-se, no artigo, que para as pessoas que vivem do trabalho a experiência da pandemia intensificou a precarização do trabalho já vivenciada anteriormente. Nesse sentido, destaca-se que, no contexto das repercussões da Pandemia sobre os mercados de trabalho, se observou uma diminuição da capacidade de oferta de empregos formais e, ao mesmo tempo, as ações governamentais adotadas com o objetivo de “proteger os empregos” não impediram as demissões dos trabalhadores. O que se anuncia diante dessa realidade, num quadro de crise econômica e de políticas de “flexibilização do trabalho”, são mercados de trabalho ainda mais desregulamentados, não somente com a diminuição das relações formais de empregabilidade, mas, também, com o aumento de trabalhadores precarizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco André Cadoná, UNISC - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL

Graduado em Filosofia (UNIJUÍ), com Mestrado em Sociologia (UFRGS) e Doutorado em Sociologia Política (UFSC), é professor e pesquisador na Universidade de Santa Cruz do Sul, onde atua no Departamento de Ciências Humanas e no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Desenvolvimento Regional.

Vanessa Heinen, UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL

Graduanda em Enfermagem, na Universidade de Santa Cruz do Sul

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Cadoná, M. A., & Heinen, V. (2021). AS REPERCUSSÕES DA PANDEMIA DO COVID-19 SOBRE OS MERCADOS DE TRABALHO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE SANTA CRUZ DO SUL (RS). Revista Jovens Pesquisadores, 11(2), 80-94. https://doi.org/10.17058/rjp.v11i2.16733

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS