UMA EXPERIÊNCIA POÉTICA NO PROJETO LEITURA CLANDESTINA: INTERPRETAÇÕES DE CLARICE EM CORPOS, VOZES E PAPÉIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v11i2.16777

Palavras-chave:

Clarice Lispector, Leitura, literatura e ensino, Extensão universitária em Letras, Experiência poética

Resumo

Este artigo pretende divulgar o projeto de extensão Leitura Clandestina, idealizado por acadêmicos de Letras na intenção de homenagear, em 2020, o centenário de Clarice Lispector, escritora brasileira que transformou o cenário literário de sua época. No texto, discorremos acerca de razões que impulsionaram a proposta e sua consecução: a) o desafio que a pandemia trouxe ao exercício da docência, tanto para os professores quanto para os licenciandos; e b) a percepção de que muitos professores de Literatura e Língua Portuguesa consideram os textos da escritora complexos e não os apresentam aos alunos. A iniciativa buscou aproximar crianças e jovens da obra clariceana, favorecendo a oportunidade de exercerem a leitura, aprimorando suas habilidades técnicas e desfrutando da sua realização enquanto ação poética, que os mobilizasse a vivenciar textos da autora, selecionados pela curadoria do Leitura Clandestina, que levou em conta temáticas relativas ao universo humano comum a adultos e jovens, presentes na sua obra. Esse objetivo foi delineado a partir da parceria com admiradores da obra clariceana, leitores que se integraram ao intento e elaboraram uma produção interpretativa de seus textos, por desejo pessoal ou incentivados por seus professores, no caso de estudantes das escolas. Assim, argumentamos a relevância da curricularização de projetos de extensão acadêmica, espaço em que se concretizam processos vinculados à pesquisa e que produz experiências que têm sentido para os usuários e para aqueles que as estão produzindo, como aconteceu com o grupo. Em relação à leitura, o artigo revela que iniciativas que favorecem os papeis ativos dos leitores, traduzindo em diferentes dimensões da linguagem suas impressões e interpretações, validam o protagonismo leitor dos participantes. A proposta culminou em publicações no Instagram, onde buscamos agir enquanto mediadores de leitura, despertando a curiosidade e o interesse da audiência em aprender mais sobre Clarice Lispector, sua vida, suas obras literárias, além de mostrar outras de suas inclinações artísticas com a exibição de suas pinturas.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Torres, A. dos S., Hoelz Ploia, T., & Cogo Fronckowiak, Ângela . (2021). UMA EXPERIÊNCIA POÉTICA NO PROJETO LEITURA CLANDESTINA: INTERPRETAÇÕES DE CLARICE EM CORPOS, VOZES E PAPÉIS. Revista Jovens Pesquisadores, 11(2), 95-108. https://doi.org/10.17058/rjp.v11i2.16777

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS