INCENTIVO AO ESTUDO DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.17058/rjp.v11i2.16816Palavras-chave:
Educação matemática. Metodologias inovadoras. EnsinoResumo
O presente trabalho tem como questão norteadora os motivos que fazem os alunos terem pavor da matemática nos anos finais do ensino fundamental. Foram analisados os fatores que podem interferir e causar este certo temor ao ensino da matemática. O trabalho partiu da ideia de que os professores podem buscar alternativas diversas para incentivar o gosto pela disciplina nos discentes. O uso de metodologias inovadoras, capazes de deixar claro a importância e aplicação da mesma no nosso cotidiano é uma das possibilidades. Por conta da pandemia de COVID-19, o trabalho teve que ser adequado para ser realizado na modalidade remota. Dessa forma, o que era para ser na forma presencial teve que ser adequado para o formato remoto. No entanto, a adequação não impediu o levantamento de aspectos considerados importantes pelo público-alvo para uma aprendizagem mais prazerosa da matemática. Entre os principais resultados, tem-se a mensão do papel do professor como principal agente motivador na aprendizagem, o que está interligado à outro aspecto muito mencionado que é a metodologia. Os entrevistados afirmaram sentirem-se desafiados e aprendem com prazer quando os conteúdos são trabalhados de forma contextualizada ao seu dia-a-dia.