INCENTIVO AO ESTUDO DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v11i2.16816

Palavras-chave:

Educação matemática. Metodologias inovadoras. Ensino

Resumo

O presente trabalho tem como questão norteadora os motivos que fazem os alunos terem pavor da matemática nos anos finais do ensino fundamental. Foram analisados os fatores que podem interferir e causar este certo temor ao ensino da matemática. O trabalho partiu da ideia de que os professores podem buscar alternativas diversas para incentivar o gosto pela disciplina nos discentes. O uso de metodologias inovadoras, capazes de deixar claro a importância e aplicação da mesma no nosso cotidiano é uma das possibilidades. Por conta da pandemia de COVID-19, o trabalho teve que ser adequado para ser realizado na modalidade remota. Dessa forma, o que era para ser na forma presencial teve que ser adequado para o formato remoto. No entanto, a adequação não impediu o levantamento de aspectos considerados importantes pelo público-alvo para uma aprendizagem mais prazerosa da matemática. Entre os principais resultados, tem-se a mensão do papel do professor como principal agente motivador na aprendizagem, o que está interligado à outro aspecto muito mencionado que é a metodologia. Os entrevistados afirmaram sentirem-se desafiados e aprendem com prazer quando os conteúdos são trabalhados de forma contextualizada ao seu dia-a-dia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Mello, F. J., & Klamt, S. C. (2021). INCENTIVO AO ESTUDO DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Jovens Pesquisadores, 11(2), 45-54. https://doi.org/10.17058/rjp.v11i2.16816

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS