USO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO RECURSO DIDÁTICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA EM IMUNOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v14i1.19287

Palavras-chave:

Monitoria, Aprendizagem, Uso de Redes Sociais, Imunologia

Resumo

A monitoria acadêmica é essencial no ambiente acadêmico ao proporcionar aos estudantes a oportunidade de revisar e consolidar o conhecimento adquirido em sala de aula, ao mesmo tempo em que os monitores desenvolvem competências de comunicação e colaboração. Nesse contexto, a monitoria da disciplina de Imunologia da Universidade de Santa Cruz do Sul criou um perfil na plataforma Instagram com o intuito de disseminar conhecimento nos novos espaços digitais e estreitar ainda mais a comunicação entre alunos e monitores. À vista disso, o presente estudo teve como objetivo relatar sobre os resultados obtidos com o uso do Instagram como recurso complementar de aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência da monitoria de imunologia dos semestres letivos do ano de 2023. O uso da rede social como ferramenta de ensino trouxe mais visibilidade e engajamento para as atividades propostas pela monitoria, alcançando também um público externo à comunidade acadêmica. Dos seguidores da página, 75% identificaram-se como do sexo feminino e 25% como do sexo masculino. No que tange à faixa etária, 49% dos seguidores têm entre 18 e 24 anos de idade. Quanto à região em que acessaram o conteúdo, 73,61% dos seguidores o fizeram em Santa Cruz do Sul. A monitoria provou-se eficaz em seu papel, ao disseminar conhecimento de maneira dinâmica e diferenciada, além de proporcionar aos monitores a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação digital.

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Publicado

2024-07-08

Como Citar

da Silva Martins, M., Levandowski, R. L., Pollo Renner, J. D. ., & Possuelo, L. G. . (2024). USO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO RECURSO DIDÁTICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA EM IMUNOLOGIA. Revista Jovens Pesquisadores, 14(1), 3-12. https://doi.org/10.17058/rjp.v14i1.19287

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE