LEITURA E INFÂNCIA: A PRODUÇÃO DOS MODOS DE SER E PRÁTICAS DE LEITURA

Autores

  • Karen Cristina Cavagnoli
  • Betina Hillesheim
  • Lílian Rodrigues da Cruz

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v0i1.2251

Palavras-chave:

Infância. Leitura. Modos de Subjetivação

Resumo

Este trabalho propõe discutir a produção da infância em relação à prática da leitura. Para isso, a partir dos sentidos produzidos sobre a leitura na perspectiva das crianças leitoras, considera-se tais práticas como território de produção de sujeitos. Entende-se que a prática da leitura produz modos de existência, os quais não se referem somente às crianças, mas também às maneiras pelas quais os adultos as compreendem e se relacionam com elas e consigo. A produção de dados ocorreu a partir da realização de grupos focais formados por crianças de 4ª série do ensino fundamental. Os resultados apontam para sentidos distintos, mas que se entrecruzam: leitura associada ao prazer e à obrigação; leitura pressupondo tempos e espaços. Tais marcadores evidenciam a produção de um leitor no âmbito das práticas de leitura que passa preferencialmente pelo discurso pedagógico.

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Publicado

2011-08-22

Como Citar

Cavagnoli, K. C., Hillesheim, B., & Cruz, L. R. da. (2011). LEITURA E INFÂNCIA: A PRODUÇÃO DOS MODOS DE SER E PRÁTICAS DE LEITURA. Revista Jovens Pesquisadores, (1). https://doi.org/10.17058/rjp.v0i1.2251

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS