MÍDIA E IDENTIDADE – O REGIONAL NO JORNAL NACIONAL

Autores

  • Nairo Luiz Orlandi
  • Carolina Junqueira Lopes
  • Ângela Cristina Trevisan Felippi
  • Fabiana Quatrin Piccinin

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v0i1.2870

Palavras-chave:

Telejornal, Identidade cultural, Desenvolvimento Regional, Análise do discurso

Resumo

O artigo se propõe a discutir como o telejornal mais antigo e de maior audiência do Brasil, o Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, constrói, por meio de suas notícias, a realidade brasileira e, desta forma, contribui para a construção de identidades sobre as distintas regiões do Brasil. Toma-se, particularmente, o caso das regiões do Rio Grande do Sul para um olhar mais atento. Compreende-se a construção de identidade na mídia como estreitamente relacionada aos processos de visibilidade pública e de construção de sentidos ofertados pelo jornalismo de televisão sobre as regiões e suas populações. No artigo, busca-se estabelecer uma relação entre as implicações de determinada produção de sentidos e o processo de desenvolvimento. Tomam-se as teorias dos estudos culturais e da análise do discurso como base reflexiva para a discussão feita por meio de pesquisa bibliográfica.

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Publicado

2012-06-27

Como Citar

Luiz Orlandi, N., Junqueira Lopes, C., Trevisan Felippi, Ângela C., & Quatrin Piccinin, F. (2012). MÍDIA E IDENTIDADE – O REGIONAL NO JORNAL NACIONAL. Revista Jovens Pesquisadores, (1). https://doi.org/10.17058/rjp.v0i1.2870

Edição

Seção

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS