MÍDIA E IDENTIDADE – O REGIONAL NO JORNAL NACIONAL

Nairo Luiz Orlandi, Carolina Junqueira Lopes, Ângela Cristina Trevisan Felippi, Fabiana Quatrin Piccinin

Resumo


O artigo se propõe a discutir como o telejornal mais antigo e de maior audiência do Brasil, o Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, constrói, por meio de suas notícias, a realidade brasileira e, desta forma, contribui para a construção de identidades sobre as distintas regiões do Brasil. Toma-se, particularmente, o caso das regiões do Rio Grande do Sul para um olhar mais atento. Compreende-se a construção de identidade na mídia como estreitamente relacionada aos processos de visibilidade pública e de construção de sentidos ofertados pelo jornalismo de televisão sobre as regiões e suas populações. No artigo, busca-se estabelecer uma relação entre as implicações de determinada produção de sentidos e o processo de desenvolvimento. Tomam-se as teorias dos estudos culturais e da análise do discurso como base reflexiva para a discussão feita por meio de pesquisa bibliográfica.

Palavras-chave


Telejornal; Identidade cultural; Desenvolvimento Regional; Análise do discurso

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DOI: http://dx.doi.org/10.17058/rjp.v0i1.2870



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