OFICINAS POÉTICAS: TEMPOS E ESPAÇOS LÚDICOS ENTRE CRIANÇAS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.17058/rjp.v3i2.4082Palavras-chave:
Oficinas Poéticas, Educação, Infância, Roda Poética, Linguagem.Resumo
O ensaio emerge como resultado das ações desenvolvidas no projeto de pesquisa “Dimensão poética das linguagens e educação da infância”, desencadeado para aprofundar estudos desenvolvidos em torno da imaginação criadora e educação da infância. Nossos estudos aproximam duas áreas do conhecimento – Literatura e Artes Plásticas – visando desenvolver fundamentação teórico-metodológica no que se refere ao poder inventivo das linguagens. A intenção é problematizar a separação entre as linguagens nas ações pedagógicas com crianças pequenas e para tanto o grupo organizou e promoveu “Oficinas Poéticas” com crianças entre quatro e cinco anos da EMEI Pingo de Gente no Memorial da UNISC. No espaço e tempo do ateliê planejamos, organizamos e realizamos, através de “rodas poéticas”, ações com pintura, desenho, literatura e poesia. As crianças brincam com as materialidades e com o outro que está com elas e da imprevisibilidade das interações emerge, de modo inseparável, uma alegria, um divertimento e uma tensão que especificam o jogo (Huizinga, 2004). A metodologia sustenta-se num processo de interação propositiva intensa com as materialidades, os tempos e os espaços do ateliê na intenção de ampliar repertórios tanto das crianças quanto dos adultos a partir da dinâmica relação lúdica entre corpo, palavra e imagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-11-04
Como Citar
Müller Rohr, B. C., & Simonis Richter, S. R. (2013). OFICINAS POÉTICAS: TEMPOS E ESPAÇOS LÚDICOS ENTRE CRIANÇAS E ADULTOS. Revista Jovens Pesquisadores, 3(2). https://doi.org/10.17058/rjp.v3i2.4082
Edição
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS