HÁBITOS SEDENTÁRIOS E SUA RELAÇÃO COM INDICADORES ANTROPOMÉTRICOS EM ESCOLARES DE SANTA CRUZ DO SUL – RS

Autores

  • Debora Tornquist UNISC
  • Luciana Tornquist UNISC
  • Leandro Tibiriçá Burgos UNISC
  • Miria Suzana Burgos UNISC

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v3i2.4087

Palavras-chave:

Obesidade, Sedentarismo, Crianças, Adolescentes.

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar a relação entre hábitos sedentários praticados pelos escolares e indicadores antropométricos (IMC e percentual de gordura). Constituem-se sujeitos deste estudo 747 escolares do município de Santa Cruz do Sul, de ambos os sexos, na faixa etária dos 7 aos 17 anos. Os hábitos sedentários dos escolares foram investigados através de questionário e foram avaliados o Índice de Massa Corporal (IMC) e percentual de gordura (%G). Foi encontrada diferença estatisticamente significativa ao relacionarmos o número de horas dedicadas ao computador/videogame e o %G, sendo que os escolares com índice de gordura acima da zona recomendável apresentam maior percentual de dedicação de mais de duas horas a estas atividades sedentárias. Destaca-se que, no presente estudo, foi encontrado um elevado percentual de escolares que apresentam excesso de peso (31,5%) e percentual de gordura na faixa moderadamente alto/alto/muito alto (55,3%); e também se observou um grande percentual de escolares que dedicam mais de duas horas aos hábitos sedentários, em especial ao hábito de assistir TV (44,3%). Os altos índices de obesidade e de atividades sedentárias indicam a necessidade de implementar estratégias de incentivo às práticas de exercícios físicos e hábitos alimentares saudáveis na população escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-11-04

Como Citar

Tornquist, D., Tornquist, L., Tibiriçá Burgos, L., & Burgos, M. S. (2013). HÁBITOS SEDENTÁRIOS E SUA RELAÇÃO COM INDICADORES ANTROPOMÉTRICOS EM ESCOLARES DE SANTA CRUZ DO SUL – RS. Revista Jovens Pesquisadores, 3(2). https://doi.org/10.17058/rjp.v3i2.4087

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE