CRIAÇÃO E LEITURA POÉTICA – UMA PERSPECTIVA BACHELARDIANA

Autores

  • Roseane Graziela da Silva
  • Norberto Perkoski

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v3i3.4280

Palavras-chave:

Poesia, Leitura, Fenomenologia, Gaston Bachelard, Cognição, Emoções.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar a tríade criador-obra-leitor no texto lírico, tendo como embasamento teórico os estudos do filósofo francês Gaston Bachelard acerca da fenomenologia poética. Para isso, buscamos articular posicionamentos teóricos sobre os aspectos cognitivos e emocionais envolvendo leitura e poesia, estabelecendo oposições e confluências entre o par fruição/cognição relacionadas ao texto poético. Pretendemos, através do presente artigo, apresentar as possíveis contribuições da leitura poética, seja no que diz respeito à formação humanística do indivíduo – tendo em vista o adensamento da percepção existencial do sujeito – seja no que tange à sua formação cultural.

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Como Citar

da Silva, R. G., & Perkoski, N. (2013). CRIAÇÃO E LEITURA POÉTICA – UMA PERSPECTIVA BACHELARDIANA. Revista Jovens Pesquisadores, 3(3). https://doi.org/10.17058/rjp.v3i3.4280

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS