PAISAGENS CARTOGRAFADAS: CRIANÇAS NÔMADES E ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.17058/rjp.v3i3.4281Palavras-chave:
Educação, Nomadismo, Inclusão, Políticas Públicas.Resumo
O presente artigo objetiva apresentar algumas discussões referentes aos estudos sobre a inclusão escolar, advindas da pesquisa Infância, Educação e Nomadismo, onde se buscou compreender as formas através das quais se dá o processo de inclusão escolar de crianças e adolescentes provenientes de circos e parques de diversões. A pesquisa voltou-se para uma escola no município de Santa Cruz do Sul (RS), devido à maior circulação de estudantes nômades. Foram realizadas entrevistas com a equipe diretiva e professores dessa escola e com estudantes e familiares provenientes de três circos e dois parques de diversões que tiveram passagem pela cidade no período de 2010 a 2012. Também foi realizada a análise dos principais documentos voltados para a inclusão escolar. A partir dos resultados produzidos, percebemos uma baixa visibilidade dos estudantes nômades nas políticas públicas educacionais e nas discussões sobre a inclusão, bem como uma possível resistência do ambiente escolar em se adequar a novas situações, a novos estudantes, ou melhor, ao diferente, apontando que a dificuldade no processo de aprendizagem está, principalmente, dentro da escola e não na experiência do próprio estudante, visto que este já criou estratégias para dar conta de suas necessidades.Downloads
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Como Citar
Back, L. A., Witt Rodrigues, A., Hillesheim, B., & Rodrigues da Cruz, L. (2013). PAISAGENS CARTOGRAFADAS: CRIANÇAS NÔMADES E ESCOLA. Revista Jovens Pesquisadores, 3(3). https://doi.org/10.17058/rjp.v3i3.4281
Edição
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS
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