ENVELHECIMENTO POPULACIONAL NO VALE DO RIO PARDO: ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO E GÊNERO.

Autores

  • Deise Gabriela Frantz UNISC
  • Alice Raquel Piovesan
  • Sílvia Virginia Coutinho Areosa

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v4i3.4445

Palavras-chave:

Educação, Gênero, Idosos.

Resumo

Este artigo versa sobre a educação e o gênero dos idosos residentes no Vale do Rio Pardo/RS, apresentando resultados obtidos a partir da sistematização e dados secundários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os censos demográficos dos anos 2000 e 2010. Neste estudo analisa-se o acesso dos idosos à educação em relação ao gênero. Percebeu-se uma diferença significativa com o passar dos anos, de modo que no censo de 2010 as mulheres se encontram em maior número em todos os níveis escolares, diferente do censo de 2000, onde a população feminina era marcada pelo pouco acesso à escolarização, uma vez que sua função social era pré-determinada como mãe, esposa e dona de casa. Este fenômeno atrelado ao modelo patriarcal vem mudando nas ultimas décadas, com a igualdade de gênero, e pode ser observado nos índices escolares do censo 2010.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-11-20

Como Citar

Frantz, D. G., Piovesan, A. R., & Areosa, S. V. C. (2014). ENVELHECIMENTO POPULACIONAL NO VALE DO RIO PARDO: ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO E GÊNERO. Revista Jovens Pesquisadores, 4(3). https://doi.org/10.17058/rjp.v4i3.4445

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS