O IPAD E OS APLICATIVOS DE JOGOS COMO INSTRUMENTOS COMPLEXOS DE COGNIÇÃO/SUBJETIVAÇÃO EM AUTISTAS

Autores

  • Letícia Staub Limberger Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC
  • Nize Maria Campos Pellanda Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v4i1.4492

Palavras-chave:

autismo, tecnologia, jogos, iPad, subjetivação, cognição

Resumo

Ao conceber-se esta pesquisa, levou-se em consideração que cada ser humano aprende do seu modo pessoal e único e que os estilos de aprendizagem podem facilitar esse processo. Nesse contexto, o uso de um computador com tela sensível ao toque, com suas características de possibilitar autonomia, interconexões e invenção de caminhos, abre passagem para potencialização. Sendo assim, este projeto tem como objetivos investigar as implicações do uso do iPad em crianças autistas para entender como as tecnologias touch podem potencializar a construção do conhecimento e de subjetividade nestes sujeitos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa pois se propõe a trabalhar com os aspectos subjetivos como uma dimensão inseparável de todo o processo cognitivo dos sujeitos. Foram 10 sujeitos de pesquisa, com faixa etária entre 6 e 10 anos, onde realizaram-se 10 sessões com cada sujeito, de forma que em cada encontro foram propostas tarefas desafiadoras a serem realizadas no iPad, levando-se em consideração o diagnóstico de cada sujeito. Foi possível constatar através dos dados gerados pela pesquisa, que a utilização do iPad pelas crianças que possuem autismo contribuiu em todos os casos estudados de forma positiva para o aprimoramento de questões referentes à sua interação social e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Letícia Staub Limberger, Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC

Psicóloga - Mestranda em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC

Nize Maria Campos Pellanda, Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC

Departamento de Educação - Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC

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Publicado

2014-06-28

Como Citar

Limberger, L. S., & Pellanda, N. M. C. (2014). O IPAD E OS APLICATIVOS DE JOGOS COMO INSTRUMENTOS COMPLEXOS DE COGNIÇÃO/SUBJETIVAÇÃO EM AUTISTAS. Revista Jovens Pesquisadores, 4(1). https://doi.org/10.17058/rjp.v4i1.4492

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS