ESTUDO DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS BASEADOS EM POLIPROPILENO RECICLADO VISANDO APLICAÇÃO EM PLACAS PARA COLETORES DE ENERGIA SOLAR

Autores

  • Hilton de Souza Rutsatz Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Cláudia Mendes Mählmann Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Adriane Lawisch Rodríguez Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v4i1.4498

Palavras-chave:

polipropileno reciclado, compósitos, coletor de energia solar

Resumo

Considerando que, a demanda de energia limpa vem crescendo no decorrer dos anos, este estudo objetivou a utilização de plásticos reciclados para a composição de partes de coletor solar, substituindo materiais tradicionais como alumínio e cobre. Para tanto foram produzidos compósitos poliméricos com potenciais propriedades interessantes e adequadas para este fim. Neste artigo são apresentados os resultados de absorção de calor por placas de compósitos poliméricos baseados em polipropileno [PP] reciclado como matriz, e como fase dispersa negro de fumo, pó de e pó de fumo. Além disto, avaliou-se a utilização de compatibilizante, anidrido maléico, (2%, m/m). Foram realizados ensaios de determinação de absorção de calor, considerando o gradiente de temperatura através das placas de compósitos poliméricos, visando à avaliação da potencialidade de aplicação para compor as placas coletoras de energia solar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilton de Souza Rutsatz, Universidade de Santa Cruz do Sul

Acadêmico do 9o semestre do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e bolsista PUIC/UNISC.

Cláudia Mendes Mählmann, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestre em Ciências – área de concentração em Física, docente do Departamento de Química e Física da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Adriane Lawisch Rodríguez, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora em Engenharia, docente do Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Downloads

Publicado

2014-06-28

Como Citar

Rutsatz, H. de S., Mählmann, C. M., & Rodríguez, A. L. (2014). ESTUDO DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS BASEADOS EM POLIPROPILENO RECICLADO VISANDO APLICAÇÃO EM PLACAS PARA COLETORES DE ENERGIA SOLAR. Revista Jovens Pesquisadores, 4(1). https://doi.org/10.17058/rjp.v4i1.4498

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS