DROGADIÇÃO, PRIVAÇÃO E CONFLITOS COM A LEI: REFLEXÕES

Autores

  • Bruna Martins
  • Giorgia Reis Saldanha
  • Edna Linhares Garcia
  • Dulce Grasel Zacharias

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v4i1.4514

Palavras-chave:

Drogas. Privação familiar. Delinquência.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a relação estabelecida entre dependência química, delinquência e desenvolvimento emocional do sujeito, a partir da análise de dados da pesquisa A realidade do crack em Santa Cruz do Sul (2ª etapa): uma investigação sobre os sentidos produzidos nos discursos de usuários e de familiares. Foram entrevistados 100 usuários de crack e 100 familiares, contatados por meio de seus vínculos com serviços de saúde (ESFs, CAPS, hospitais, etc.). A alta porcentagem do envolvimento dos sujeitos com a polícia levou-nos a problematizar a questão da delinquência à luz da teoria winnicottiana, propondo reflexões que interrogam discursos que estabelecem relações de causalidade linear entre delinquência e uso de drogas. As análises apontam para histórias perpassadas por privação familiar e de suporte continente, existências pouco cuidadosas de si mesmas e do outro, subjetivações desejantes de enlaces afetivos, possivelmente malogrados, ao longo do desenvolvimento emocional. Palavras-chave: drogas; privação familiar; delinquência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Linhares Garcia

Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora, supervisora e pesquisadora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Promoção de Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul .Integra o grupo de estudos e pesquisa Piera Aulagnier (CAPES) e coordena o projeto de pesquisa intitulado A realidade do crack em Santa Cruz do Sul, vinculado a UNISC. Atualmente é Tutora do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde/Saúde Mental/Crack e outras drogas.

Downloads

Publicado

2014-06-28

Como Citar

Martins, B., Saldanha, G. R., Garcia, E. L., & Zacharias, D. G. (2014). DROGADIÇÃO, PRIVAÇÃO E CONFLITOS COM A LEI: REFLEXÕES. Revista Jovens Pesquisadores, 4(1). https://doi.org/10.17058/rjp.v4i1.4514

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS