PRÁTICAS EDUCATIVAS DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL DO VALE DO RIO PARDO: CLASSE, CULTURA E FORMAÇÃO NAS RELAÇÕES ENTRE OBJETIVIDADE E SUBJETIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.17058/rjp.v4i3.4520Palavras-chave:
Educação e Trabalho, Ergologia, Saberes dos TrabalhadoresResumo
O artigo reflete resultados parciais da pesquisa Práticas Educativas dos Trabalhadores de Enfermagem de um Hospital do Vale do Rio Pardo: Classe, Cultura e Formação nas Relações entre Objetividade e Subjetividade, que integra as atividades do grupo de pesquisa Trabalho e Tempo Livre: Educação, Trabalho e Humanização do Mestrado em Educação da Unisc. O objetivo principal é descrever e analisar a produção de saberes que ocorre nas relações de produção e especificamente nas relações informais da prática social dos trabalhadores de enfermagem de uma unidade hospitalar. Sua relevância está associada ao significado de uma melhor compreensão das relações entre os saberes contidos nos protocolos institucionais e os que estão presentes na atividade realizada pelos trabalhadores. Buscamos apoio teórico no materialismo histórico e dialético, na psicologia do trabalho e na ergologia. A metodologia utilizada são questionários, entrevistas do tipo semiestruturada, histórias de vida e grupos de discussão.Downloads
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Publicado
2014-11-20
Como Citar
Corrêa, A. M., Fell, J., & Viegas, M. F. (2014). PRÁTICAS EDUCATIVAS DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL DO VALE DO RIO PARDO: CLASSE, CULTURA E FORMAÇÃO NAS RELAÇÕES ENTRE OBJETIVIDADE E SUBJETIVIDADE. Revista Jovens Pesquisadores, 4(3). https://doi.org/10.17058/rjp.v4i3.4520
Edição
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS
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