EDUCAÇÃO E LINGUAGENS: A ESCRITA E OS PROFESSORES - OUTROS DADOS E REFLEXÕES

Autores

  • Bianca Bastos da Silva Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Cintia Inês Assmann
  • Isabela Xavier
  • Felipe Gustsack

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v4i2.4524

Palavras-chave:

linguagem, educação, experiência, TIC, aprendizagem

Resumo

Apresentamos, com este artigo, reflexões que decorrem do Projeto de Pesquisa "Educação e Linguagens: a escrita e os professores - outros dados e reflexões", em relação às experiências de escrita de acadêmicos na Pedagogia e pesquisadores no Mestrado em Educação UNISC. Consideramos as emergências dessas práticas de escrita, juntamente com as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, que têm contribuído para mudanças no processo de aprendizagem. Tomamos por base a concepção de linguagem, segundo Maturana e Echeverría, como a ação da qual participamos no processo contínuo do devir, no qual modelamos nossa identidade e o mundo em que vivemos. Das reflexões que emergiram, constatamos que as experiências de escrita têm sido pouco potencializadas na graduação, com maior valorização no mestrado, mas, em ambos os níveis, a leitura é mais destacada por professores e alunos como aquela que leva à aprendizagem, ficando a escrita direcionada a cumprir exigências acadêmicas. Pensamos que a educação se fortalece na medida em que pode estabelecer-se através de diferentes linguagens e meios de comunicação, mas, considerando o modo como a escrita e as TIC vêm sendo trabalhadas nesse contexto, observamos que podem não estar contribuindo para as características formadoras da linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Bastos da Silva, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Estudante de Graduação, na Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Acadêmica do Curso de Pedagogia - Licenciatura. Bolsista de Iniciação Científica, no Departamento Mestrado em Educação.

Downloads

Publicado

2014-09-03

Como Citar

Silva, B. B. da, Assmann, C. I., Xavier, I., & Gustsack, F. (2014). EDUCAÇÃO E LINGUAGENS: A ESCRITA E OS PROFESSORES - OUTROS DADOS E REFLEXÕES. Revista Jovens Pesquisadores, 4(2). https://doi.org/10.17058/rjp.v4i2.4524

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS