ANÁLISE DE TESES, DISSERTAÇÕES E ENUNCIAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DE ESCOLAS MULTISSERIADAS
DOI:
https://doi.org/10.17058/rjp.v4i2.4793Palavras-chave:
Escolas multisseriadas, concepções de professores, teses e dissertações, Matemática.Resumo
Este estudo é parte integrante da pesquisa denominada Ciências Exatas da Escola Básica ao Ensino Superior, que tem por objetivo evidenciar algumas características presentes nos estudos oriundos de dissertações e teses brasileiras disponibilizadas no portal da CAPES. Estes materiais abordam o tema escolas multisseriadas e são comparados às falas de professores das escolas de dois municípios da Região do Vale do Taquari, representantes desse sistema. O intuito do trabalho é verificar as concepções dos docentes em relação a essa forma de organização, bem como vantagens e desvantagens. Pode-se perceber pela análise efetivada que: primeiro, o interesse dos pesquisadores pela temática vem, ao longo dos anos, aumentando; segundo, os pesquisadores e os professores entrevistados das escolas multisseriadas apresentam convergências e divergências nos processos de ensino e de aprendizagem. Essas escolas situam-se, normalmente, em zonas rurais. Quanto aos conteúdos matemáticos, a maior atenção é dada aos cálculos, deixando a geometria para o final do ano. Muitas vezes, escolas com esse tipo de organização acabam não tendo recursos para materiais didáticos e existe falta de funcionários, deixando para o professor tarefas como merenda e limpeza.Downloads
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Publicado
2014-09-03
Como Citar
Corbellini, A., Giongo, I. M., & Quartieri, M. T. (2014). ANÁLISE DE TESES, DISSERTAÇÕES E ENUNCIAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DE ESCOLAS MULTISSERIADAS. Revista Jovens Pesquisadores, 4(2). https://doi.org/10.17058/rjp.v4i2.4793
Edição
Seção
CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS