ESTUDO DE ISOLANTE TÉRMICO CONFECCIONADO A PARTIR DE MATERIAIS NANOCOMPÓSITOS DE MATRIZ CERÂMICA AGREGADO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS

Autores

  • Rafael Martins da Silva Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Adriane Lawisch Rodriguez Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Diosnel Antonio Rodriguez López Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Claudia Mendes Mahlmann Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v5i3.5767

Palavras-chave:

Cerâmica. Compósito. Isolante. Resíduos.

Resumo

Através da constante busca de novos materiais com características físico-químicas eficientes que unam viabilidade econômica e ambiental, o presente trabalho objetivou a confecção de um material compósito constituído por uma matriz cerâmica agregada de resíduos das indústrias de vidro e fumo, com a finalidade de produção de um isolante térmico para um sistema de aquecimento solar de água. O estudo foi realizado em três etapas: caracterização dos materiais, confecção dos corpos de prova, ensaios de resistência mecânica e eficiência térmica. Foram desenvolvidos corpos de prova de matriz (100% em massa de argila) e os corpos de prova com substituição de 25% de massa pelos resíduos, sendo eles 20% de pó de vidro e 5% de pó de fumo, para a análise comparativa das novas propriedades adquiridas. Os resultados obtidos revelaram um aumento de 57% na eficiência mecânica (resistência) no material compósito, obtendo também características eficientes quanto ao isolamento térmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Martins da Silva, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Engenheiro Ambiental - UNISC Dicente do programa de Pós Graduação em Tecnologia Ambiental - UNISC

Adriane Lawisch Rodriguez, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Doutora em Engenharia - na Universidade Técnica de Berlim - TUB em 1998; Professora-pesquisadora da Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC, atuando principalmente na área ambiental com os temas : tratamento de resíduos, reciclagem de materiais, gerenciamento ambiental e obtenção de novos produtos a partir de material reciclado. Atualmente é coordenadora Adj. do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental - Mestrado, da UNISC e Professora do Departamento de Engenharias, Arquitetura e Ciências Agrárias.

Diosnel Antonio Rodriguez López, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Doutor em Eng. de Materiais Metalúrgia e Meio Ambiente - Technische Universitat Berlin (1997). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Controle da Poluição, atuando principalmente nos seguintes temas: Tratamento de Resíduos Sólidos e Efluentes, Análise de Ciclo de Vida e Recuperação de Áreas Contaminadas.

Claudia Mendes Mahlmann, Universidade de Santa Cruz do Sul

Docente do Departamento de Química e Física da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC

Downloads

Publicado

2015-12-11

Como Citar

da Silva, R. M., Rodriguez, A. L., Rodriguez López, D. A., & Mahlmann, C. M. (2015). ESTUDO DE ISOLANTE TÉRMICO CONFECCIONADO A PARTIR DE MATERIAIS NANOCOMPÓSITOS DE MATRIZ CERÂMICA AGREGADO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS. Revista Jovens Pesquisadores, 5(3). https://doi.org/10.17058/rjp.v5i3.5767

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS