META-HEURÍSTICAS NA CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS EM SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL

Autores

  • Guilherme Tonini Botassoli Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Rafael Alvise Alberti Faculdade de Itapiranga - FAI
  • João Carlos Furtado UNISC-PPGSPI
  • Liane Mahlmann Kipper UNISC - PPGSPI

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v5i2.5770

Palavras-chave:

Simulação. Otimização. Meta-heurísticas. Rockwell Arena. Centro Cirúrgico. Gestão hospitalar

Resumo

Nesta pesquisa procura-se desenvolver uma ferramenta que visa otimizar processos organizacionais através de algoritmos inteligentes conhecidos como meta-heurísticas. Para o processo de otimização o algoritmo altera parâmetros do modelo de processos em estudo de forma estratégica (utilizando os conceitos das meta-heurísticas) e analisa a resposta à essa mudança. Para teste é utilizado o modelo de um centro cirúrgico real onde será analisado variáveis como tempo de espera dos pacientes e ocupação dos recursos (salas de cirurgia, enfermeiros, etc.). A cadeia de processos do modelo se estende deste a chegada dos pacientes na sala de espera até a alta e liberação destes. Ao final, o algoritmo gera um relatório com as melhores configurações encontradas no decorrer de sua execução e implanta no modelo a configuração ‘ótima’. Todo o processo é feito dentro do software Rockwell Arena, desde o desenvolvimento do modelo do centro cirúrgico para simulação até a implementação e execução do algoritmo. Os resultados obtidos são satisfatórios sendo possível obter uma distribuição de recursos de forma eficiente frente a diferentes demandas por cirurgias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Tonini Botassoli, Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul

Acadêmico do Curso de Engenharia Elétrica pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

Rafael Alvise Alberti, Faculdade de Itapiranga - FAI

Professor dos Cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil da Faculdade de Itapiranga - FAI, Mestre em Sistemas e Processos Industriais da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

João Carlos Furtado, UNISC-PPGSPI

Professor do Departamento de Informática e do Programa de Pós Graduação em Sistemas e Processos Industriais da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

Liane Mahlmann Kipper, UNISC - PPGSPI

Profesora do Depto de química e física e do Programa de Pós Graduação em Sistemas e Processos Industriais da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Atua nas áreas de física e de gestão de processos para melhoria e otimização.

Downloads

Publicado

2015-08-12

Como Citar

Botassoli, G. T., Alberti, R. A., Furtado, J. C., & Kipper, L. M. (2015). META-HEURÍSTICAS NA CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS EM SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL. Revista Jovens Pesquisadores, 5(2). https://doi.org/10.17058/rjp.v5i2.5770

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS