A importância da Matriz SWOT (FOFA) no contexto dos planos estratégicos de desenvolvimento do Rio Grande do Sul

Autores

  • Débora Cristiele Kummer Aluna do Curso de Arquitetura e urbanismo da UNISC Bolsista PROBIC-FAPERGS
  • Rogério Leandro Lima da Silveira Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - UNISC

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v6i1.7250

Palavras-chave:

Planos estratégicos de desenvolvimento. Matriz SWOT. COREDE Serra. COREDE Sul. COREDE Vale do Rio Pardo. COREDE Noroeste Colonial.

Resumo

O presente artigo tem como suporte a pesquisa Planejamento e Desenvolvimento Regional no Rio Grande do Sul: uma análise da experiência recente dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento-COREDEs, concluída em agosto de 2015 pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR-UNISC), no âmbito do Observatório do Desenvolvimento Regional. Teve-se como principal objetivo analisar a construção e implementação dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento que foram realizados/atualizados pelos 28 COREDEs nos anos de 2009/2010. A abordagem metodológica é qualitativa em que realizou-se a revisão bibliográfica dos conceitos de planejamento e desenvolvimento regional, bem como a respeito da constituição dos COREDEs no Estado do Rio Grande do Sul. Além disso, fez-se a pesquisa documental dos planos estratégicos e a realização de entrevistas semiestruturadas com lideranças regionais e integrantes das diretorias dos COREDEs. Levando-se em consideração que este trabalho visa dar ênfase a análise da Matriz (SWOT) FOFA dos COREDEs Serra, Sul, Vale do Rio Pardo e Noroeste Colonial apresenta-se como resultados as semelhanças e particularidades que esses apresentam nas Fortalezas (F), Oportunidades (O), Fraquezas (F) e Ameças (A).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-06-07

Como Citar

Kummer, D. C., & Silveira, R. L. L. da. (2016). A importância da Matriz SWOT (FOFA) no contexto dos planos estratégicos de desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Revista Jovens Pesquisadores, 6(1). https://doi.org/10.17058/rjp.v6i1.7250

Edição

Seção

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS