Videogames e o aprender na complexidade
DOI:
https://doi.org/10.17058/rjp.v6i1.7280Palavras-chave:
Videogames. Aprender. Complexidade. Cartografia.Resumo
Ao conceber-se esta pesquisa, levou-se em consideração que cada ser humano aprende do seu modo pessoal e único, portanto, a proposta é pensar os videogames na sua relação com o Paradigma da Complexidade. Esta pesquisa teve como objetivo proporcionar um ambiente de encontro com diversos jogos de videogame, buscando instaurar a experimentação do novo, a abertura para o conhecer, ao habitar espaços inventivos, que valorizam a plasticidade e flexibilidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pois se propôs a trabalhar com os aspectos subjetivos como uma dimensão inseparável do conhecer. Foram 8 sujeitos de pesquisa – adolescentes – com os quais foram realizados 15 encontros, nos quais os mesmos estiveram em contato com diversos jogos de videogame. Foram utilizados diários de bordo para o registro das vivências, ancorados na metodologia cartográfica para tratamento dos registros. Os videogames propiciaram espaços para a emergência de diferentes formas de vivenciar a narrativa. Apesar de os jogos serem pré-moldados, os percursos produzidos, assim como as produções simbólicas frente ao contexto do jogo foram individuais. Jogar videogame relacionou-se ao posicionamento criador, de escrever as circunstâncias sob as quais as ações do jogo refletiram nas experiências vivenciadas pelo jogador.Downloads
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Publicado
2016-06-07
Como Citar
Turcatto, P. C., Limberger, L. S., Pinto, M. M., Muller, C. A., & Campos Pellanda, N. M. (2016). Videogames e o aprender na complexidade. Revista Jovens Pesquisadores, 6(1). https://doi.org/10.17058/rjp.v6i1.7280
Edição
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS
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