Análise bibliométrica dos temas usabilidade, ambientes virtuais de aprendizagem e pessoas com deficiência

Julia Leal Cabral, Thaisi dos Santos Fagundes, Beatriz Lux, Rejane Frozza

Resumo


A presente pesquisa busca reconhecer as características bibliométricas nos assuntos referentes à usabilidade de sistemas, ambientes virtuais de aprendizagem e pessoas com deficiência, com o objetivo de quantificar a produção na área sobre os respectivos assuntos, com a busca isolada e o cruzamento dos termos. O foco da pesquisa é na usabilidade em ambientes virtuais de aprendizagem e na usabilidade nestes ambientes para pessoas com deficiência. As buscas ocorreram nas bases de dados da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), no Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), na Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE), no portal de periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e na base Web of Science. Dentre os resultados das buscas, o baixo número de artigos publicados contendo o cruzamento dos termos definidos pode ser destacado como possível lacuna de conhecimento, indicando a continuidade e avanço das pesquisas nestes assuntos.

Palavras-chave


Usabilidade. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Pessoas com deficiência

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17058/rjp.v6i1.7298



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo


PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO


Av. Independência, 2293
CEP 96815-900 - Santa Cruz do Sul - RS
Bloco 25 - Sala 2501
Fone: +55-51-3717-7341