A apropriação de tecnologias de gestão pela agricultura familiar no Vale do Caí

Autores

  • Douglas Ritt UNISC
  • Luana Barcelos UNISC
  • Rosane Bernardete Brochier Kist
  • Silvio Cezar Arend UNISC
  • Cidonea Machado Deponti PPGDR/UNISC

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v7i1.8871

Palavras-chave:

Desenvolvimento Regional. Tecnologias de Informação e Comunicação. Gestão Rural.

Resumo

Este artigo refere-se ao projeto de pesquisa e de extensão denominado "O uso e a apropriação de TICs pela agricultura familiar no Vale do Caí - RS", financiado pelo edital do MCTI/CNPq. Tal projeto foi desenvolvido através de uma experiência de extensão piloto em Montenegro durante o período de três anos e, posteriormente, o mesmo foi ampliado incluindo-se o Vale do Caí - RS. O projeto conta com a parceria da EMATER/ASCAR-RS, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Montenegro-RS; das escolas rurais situadas no Vale do Caí; de alunos dos cursos de graduação em Contábeis e Administração do Campus de Montenegro da UNISC e de doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da UNISC. Este artigo apresenta os resultados relativos à extensão tecnológica desenvolvida durante o Projeto Piloto dentre os quais se identificou que os agricultores analisados possuem acesso às TIC. Por outro lado, verificou-se que há necessidade de domínio e de apropriação do conhecimento para a utilização mais intensiva das TIC, pois se identifica que o acesso ainda é superficial não levando à apropriação da tecnologia. Embora alguns agricultores já realizem algum tipo de anotação e de acompanhamento, esse processo ocorre de maneira simplista e, na maioria das vezes, sem que haja um controle ou apoio à tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Ritt, UNISC

Aluno do Curso de Administração. Campus de Montenegro da Universidade de Santa Cruz do Sul. Bolsista PUIC/UNISC

Luana Barcelos, UNISC

Aluna do Curso de Administração. Campus de Montenegro da Universidade de Santa Cruz do Sul. Bolsista PROBITI/FAPERGS

Rosane Bernardete Brochier Kist

Pós-Doc FIX/FAPERGS no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul no período de 2012 a 2016. Doutora em Serviço Social pela PUC/RS.

Silvio Cezar Arend, UNISC

Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul. Doutor em Economia /UFRGS.

Cidonea Machado Deponti, PPGDR/UNISC

Departamento de CIências Econômica, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Downloads

Publicado

2017-01-05

Como Citar

Ritt, D., Barcelos, L., Kist, R. B. B., Arend, S. C., & Deponti, C. M. (2017). A apropriação de tecnologias de gestão pela agricultura familiar no Vale do Caí. Revista Jovens Pesquisadores, 7(1), 118-131. https://doi.org/10.17058/rjp.v7i1.8871

Edição

Seção

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS