A Escrita de Professores em Formação para a Educação Básica

Autores

  • Mariane de Barros Brum UNISC
  • Regina Caroline Bauer UNISC
  • Vandriane Tavares da Silveira UNISC
  • Felipe Gustsack Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v7i1.9309

Palavras-chave:

Escrita. Letramento. Professores. Formação. Educação Básica.

Resumo

Apresentamos, neste estudo, que resultou das ações do projeto de pesquisa Experiências de escrita e letramento na formação de professores para a Educação Básica, reflexões acerca de questões relacionadas à escrita de professores em formação. Nossa metodologia consistiu no levantamento e discussão de problemas de escrita a partir de 32 textos de alunos do Curso de Pedagogia – UNISC, com base nos critérios de coesão e coerência, ortografia e argumentação. Objetivamos questionar os efeitos decorrentes das dificuldades constatadas para a formação dos docentes, bem como as possíveis consequências para sua atuação profissional. Frente aos problemas encontrados, percebemos que a formação destes futuros alfabetizadores e mediadores de conhecimentos essenciais da escrita vem ocorrendo com carências que podem prejudicar a mediação da aprendizagem. Constatando que a insuficiência da prática de escrita contribui para tal realidade, pensamos que cabe ao ensino superior a tarefa de formular estratégias que modifiquem essa situação. Em suma, almejamos chamar atenção para esta realidade e salientar a necessidade de maiores percursos da experiência de escrita na formação de futuros formadores para a Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane de Barros Brum, UNISC

Bolsista FAPERGS. Acadêmica do Curso de Letras - UNISC.

Regina Caroline Bauer, UNISC

Bolsista CNPq. Acadêmica do Curso de Pedagogia - UNISC.

Vandriane Tavares da Silveira, UNISC

Bolsista PUIC/UNISC. Acadêmica do Curso de Pedagogia.

Felipe Gustsack, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Professor vinculado ao Departamento de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

Downloads

Publicado

2017-01-05

Como Citar

Brum, M. de B., Bauer, R. C., Silveira, V. T. da, & Gustsack, F. (2017). A Escrita de Professores em Formação para a Educação Básica. Revista Jovens Pesquisadores, 7(1), 74-89. https://doi.org/10.17058/rjp.v7i1.9309

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS