A Escrita de Professores em Formação para a Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.17058/rjp.v7i1.9309Palavras-chave:
Escrita. Letramento. Professores. Formação. Educação Básica.Resumo
Apresentamos, neste estudo, que resultou das ações do projeto de pesquisa Experiências de escrita e letramento na formação de professores para a Educação Básica, reflexões acerca de questões relacionadas à escrita de professores em formação. Nossa metodologia consistiu no levantamento e discussão de problemas de escrita a partir de 32 textos de alunos do Curso de Pedagogia – UNISC, com base nos critérios de coesão e coerência, ortografia e argumentação. Objetivamos questionar os efeitos decorrentes das dificuldades constatadas para a formação dos docentes, bem como as possíveis consequências para sua atuação profissional. Frente aos problemas encontrados, percebemos que a formação destes futuros alfabetizadores e mediadores de conhecimentos essenciais da escrita vem ocorrendo com carências que podem prejudicar a mediação da aprendizagem. Constatando que a insuficiência da prática de escrita contribui para tal realidade, pensamos que cabe ao ensino superior a tarefa de formular estratégias que modifiquem essa situação. Em suma, almejamos chamar atenção para esta realidade e salientar a necessidade de maiores percursos da experiência de escrita na formação de futuros formadores para a Educação Básica.Downloads
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Publicado
2017-01-05
Como Citar
Brum, M. de B., Bauer, R. C., Silveira, V. T. da, & Gustsack, F. (2017). A Escrita de Professores em Formação para a Educação Básica. Revista Jovens Pesquisadores, 7(1), 74-89. https://doi.org/10.17058/rjp.v7i1.9309
Edição
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS