A construção e a compreensão de sentido em discursos por crianças entre 10 e 12 anos

Cristiane Dall Cortivo Lebler, Letícia Da Rosa Fregapani

Resumo


O presente artigo é fruto de uma pesquisa, de igual nome, que partiu da ideia de que compreender a palavra e as possibilidades que ela delimita ao discurso e que este delimita a ela é essencial para o entendimento do próprio discurso. Sendo assim, este artigo se propõe a pensar sobre a construção e a compreensão de sentido da palavra em discursos, com o embasamento da Teoria da Argumentação na Língua de Oswald Ducrot, Jean-Claude Anscombre e Marion Carel. Escolheu-se observar esse processo em alunos com idade entre 10 e 12 anos e que estão no 5º, 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental. Como procedimentos metodológicos, foram realizados estudos teóricos e construção do corpus, a partir do qual houve a elaboração de uma aula introdutória e de um teste. Ambos foram realizados com alunos da faixa etária selecionada e, posteriormente, tiveram seus resultados analisados a fim de encontrar respostas para os objetivos delimitados. Pôde-se constatar que há um olhar crítico dos alunos com relação ao sentido das palavras e das suas diversas possibilidades de significação, mas que ele é, por muitas vezes, encoberto por experiências anteriores com essas palavras, revelando, portanto, uma grande dificuldade, por parte dos alunos, em considerar o contexto discursivo na apreensão do sentido.

Palavras-chave


Teoria da Argumentação na Língua. Construção de sentido. Discurso. Ensino fundamental.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17058/rjp.v7i2.9323



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