Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato .doc (desde que não ultrapasse os 10MB).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção “Sobre”no site da revista
  • O autor tem autorização prévia dos coautores para a submissão do manuscrito.
  • Os metadados deverão ser incluídos corretamente no sistema. Não havendo pendências em relação ao autor da submissão e aos demais colaboradores. Isto inclui, nomes completos na ordem de publicação e IES de origem.
  • As tabelas e figuras estão em boa qualidade e conforme exemplos contidos no modelo.
  • O(s) autor(es) informaram o seu registro ORCID nos metadados da submissão.
  • O(s) autor(es) submeteram o manuscrito conforme modelo disponibilizado pelos editores.
  • O(s) autor(es) informam que não tem conflitos de interesse.
  • O(s) autor(es) informam em COMENTÁRIOS PARA O EDITOR o seguinte: 3 sugestões de avaliadores doutores com o nome da Instituição a que pertencem e os respectivos e-mails de contato.

Diretrizes para Autores

IMPORTANTE

  • No processo de submissão o autor correspondente deverá completar todos os metadados, incluindo informações de todos os autores.
  • No processo de submissão deverá indicar 3 sugestões de avaliadores doutores com o nome da Instituição a que pertencem e os respectivos e-mails de contato. Salienta-se que os nomes de pesquisadores sugeridos para a avaliação não devem ter vínculo direto com o grupo de pesquisa proponente do manuscrito submetido.
  • Os autores devem estar atentos para realizar as citações adequadamente.
  • O autor correspondente deve conferir se os e-mails da Tecno-Lógica não foram armazenados na pasta antispam do seu e-mail.

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

  1.  Os artigos podem ser de pesquisa original, revisão ou nota técnica.
  2. Os manuscritos poderão ser submetidos em português, inglês ou espanhol.
  3. Na primeira página deverá conter o título do trabalho , o(s) nome(s) do(s) autor(es) e origem ( departamento ou setor, universidade ou centro de pesquisa, município, estado e e-mail do autor principal). Destacamos que NÃO DEVE ser colocado a função ou titulação dos autores.
  4.  Ainda na primeira página, deverão ser apresentados um RESUMO (em português) em um único parágrafo (até 250 palavras), seguido de palavras-chave (no máximo 6 palavras-chave).
  5. Ao final do artigo, antes das referências deverá ser acrescentado o título em inglês, o abstract e keywords.
  6. Os textos submetidos, após avaliação final, devem ser revisados por profissionais da área de línguas vinculados a alguma instituição ou que tenha atuação reconhecida com domínio do idioma usado no manuscrito. A comprovação da revisão deverá ser enviada por e-mail. Em avaliações que os revisores solicitarem a correção dos idiomas presentes no texto, a comprovação da revisão será obrigatória. (Na Universidade de Santa Cruz do Sul temos o Centro de Línguas que presta serviço de revisão em vários idiomas - Telefone: (51)-3717-7381; linguas@unisc.br)
  7. Os manuscritos deverão ser digitados utilizando Microsoft Word, em folha A4, conforme modelo disponível na página da Tecno-Lógica. Salientamos que este modelo deve ser seguido para a continuidade do processo de avaliação, do contrário, os editores solicitarão a ressubmissão dentro das normas estabelecidas.
  8. O texto deve seguir forma usual de apresentação com introdução, parte experimental ou metodologia, resultados e discussão, conclusão, agradecimentos, abstract e referências.
  9.  As figuras e tabelas devem ser numeradas em arábico e citadas no texto.
  10. As tabelas devem ser apresentadas conforme modelo de formatação. Não deverão ser fechadas como quadros.
  11. As unidades devem seguir o o sistema internacional como indicado no modelo de formatação.
  12.  As citações devem ser realizadas com o sistema numérico na ordem em que aparecem no texto. Assim, as referências devem ser numeradas consecutivamente no texto, entre colchetes e listadas no final do artigo.
  13. Incentivamos o uso do endnote web (https://access.clarivate.com/#/login?app=endnote&pageview=) para a citação.
  14. Exemplo de citações: Conforme Souza [1]...... Texto, texto,texto...[2-7]. Texto, texto, texto [8,10]. Texto.....[2-5]. De acordo com Souza et al. [1],... [12].
  15. As referências bibliográficas deverão estar em ordem de citação.
  16. Teses e Dissertações não podem ser utilizadas de forma excessiva nas citações  (monografias, textos próprios não publicados, mensagens, não são aconselhados para uso na publicação). Incentiva-se o uso de artigos científicos publicados em periódicos de circulação nacional e internacional.
  17. Exemplos de apresentação das referências: 

[1] BEEBE, K. R.; PELL, R. J.; SEASHOLTZ, M. B.; Chemometrics: A Pratical Guide ; Wiley Interscience Publication; New York, 1998. 348p.

[2] FRANÇA, J. L. et al. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 3. Ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996. 191 p.

[3] MOREIRA, A. F. B. Multiculturalismo, currículo e formação de professores. In: SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA, 2., 1998, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1998, p. 15-30.

[4] SAEED, T., SUN, G.; A review on nitrogen and organics removal mechanisms in subsurface flow constructed wetlands: Dependency on environmental parameters, operating conditions and supporting media. Journal of Environmental Management, Vol. 112, n°. 15, p.429-448, 2012.

[5] KELSO, D. D.; KENDZIOREK, M.; Alaska's response to the Exxon Valdez oil spill, Part 1. Environ. Sci. Technol., Vol. 25, n°. 3, p.16-23, 1991.

[6] TROLLI, Bruna Vallandro. Fotodegradação de pesticidas presentes em efluente líquido do sistema float de plantio de mudas de fumo. 2007. 125 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental - Mestrado) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul. 2007.

[7] Pirouette Multivariate Data Analysis for IBM PC Systems, Versão 3.02, Infometrix, Seattle, WA, 1990-2001.

[8] Site oficial sobre o derramamento de óleo, organizado pelo Exxon Valdez Oil Spill Trustee Council. Disponível em: http://www.oilspill.state.ak.us. Acesso em 24/02/2005.

MODELOS

Baixe aqui o modelo para submissão de artigos em DOC.

Baixe aqui o modelo para submissão de notas técnicas em DOC. 

 

Tecnologia Ambiental

Publicações que tratam de pesquisas relacionadas a Ciências e Engenharia Ambiental com enfoque no desenvolvimento e aplicação de tecnologias e estudos correlatos.

Sistemas e Processos Industriais

Publicações que tratam de sistemas e processos relacionados as organizações.

Ciências e Engenharia Agrícola

Publicação de artigos que tratam de pesquisas correlatas a temas como solos, produção agrícola e máquinas agrícolas.

Notas Técnicas

Descrição de metodologias, procedimentos e técnicas com resultados, estatística ou validação. É uma sessão que auxilia as novas pesquisas e serviços técnicos embasados em uma descrição adequada para a repetição por outros pesquisadores e profissionais da área.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.

 

Deseja enviar contribuições à revista? Convidamos todos a conferir a seção Sobre a Revista e ler as políticas de seão, bem como as Diretrizes para Autores. É necessário que os autores se cadastrem no sistema como leitores. Após, deve ser solicitado o papel de AUTOR para o e-mail jorgesc@unisc.br. Informe o login e e-mail utilizado no cadastro para que o envio de manuscritos seja liberado na respectiva conta.