Análise físico-química e microbiológica de água de poços artesianos em um município do Vale do Taquari-RS

Autores

  • Tatiane de Lourdes Macedo Graduanda em Ciências Biológicas-Bacharelado- Universidade do Vale do Taquari- Univates
  • Claudete Rempel Universidade do Vale do Taquari- Univates.
  • Mônica Jachetti Maciel Universidade do Vale do Taquari- Univates.

DOI:

https://doi.org/10.17058/tecnolog.v22i1.10447

Palavras-chave:

Recursos hídricos, Qualidade, Exames.

Resumo

A água ingerida precisa estar em condições físico-químicas e microbiológicas adequadas pois trata-se de um constituinte importante para o organismo e é imprescindível para a sobrevivência dos indivíduos. Este trabalho objetivou analisar a qualidade físico-química e microbiológica em água de poços artesianos localizados em um município do Vale do Taquari-RS. Foram selecionados quinze poços artesianos para a verificação destes parâmetros, tais como: pH, condutividade, oxigênio dissolvido, temperatura, turbidez, colorimetria, coliformes totais, termotolerantes e contagem de bactérias mesófilas, comparando os resultados com os estabelecidos pela legislação vigente. Dentre os poços analisados, o poço n° 4 apresentou valores maiores de coliformes totais e termotolerantes. Em relação as análises de bactérias heterotróficas todas as amostras apresentaram resultados em desacordo com a legislação. Quanto as análises físico-químicas todas encontram-se dentro das normas estabelecidas. Ao analisar a qualidade da água em poços artesianos pode-se observar variações nos parâmetros possivelmente pelo mês que foi coletada as amostras e por fatores ambientais. Desse modo, este estudo sugere um melhor gerenciamento destes poços, pois mesmo com a cloração, estes ainda apresentam altos níveis de contaminantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane de Lourdes Macedo, Graduanda em Ciências Biológicas-Bacharelado- Universidade do Vale do Taquari- Univates

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

Claudete Rempel, Universidade do Vale do Taquari- Univates.

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Programa de Pós Graduação em Ambiente e Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis.

Mônica Jachetti Maciel, Universidade do Vale do Taquari- Univates.

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis.

Downloads

Publicado

2018-01-22

Como Citar

Macedo, T. de L., Rempel, C., & Maciel, M. J. (2018). Análise físico-química e microbiológica de água de poços artesianos em um município do Vale do Taquari-RS. Tecno-Lógica, 22(1), 58-65. https://doi.org/10.17058/tecnolog.v22i1.10447

Edição

Seção

Tecnologia Ambiental