Avaliação da contaminação ambiental por carbofurano em solo proveniente do cultivo de cana-de-açúcar

Autores

  • Adilson Correia Goulart Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara
  • Simone Machado Goulart Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara
  • Maraína Souza Medeiros Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • João Paulo Victorino Santos Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara

DOI:

https://doi.org/10.17058/tecnolog.v22i2.11147

Palavras-chave:

Contaminação do solo, Agrotóxico carbofurano, ESL-PBT solo.

Resumo

Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal, de 2012 a 2014, cerca de 10% do total de agrotóxicos comercializados no Brasil foram destinados para o setor sucroalcooleiro. Dentre os agrotóxicos recomendados pela ANVISA no controle de pragas em canaviais destaca-se o princípio ativo carbofurano. De acordo com relatório do IBAMA, nos anos de 2010 e 2013 foram comercializados, respectivamente, cerca de 2000 e 1700 toneladas de carbofurano em diferentes regiões do Brasil, incluindo os Estados de Goiás e Minas Gerais. Dessa forma, esta pesquisa objetivou a verificação da existência de contaminação do solo por carbofurano em amostras provenientes do plantio de cana-de-açúcar. A área selecionada para verificar a ocorrência de contaminação localiza-se na divisa dos Estados de Goiás e Minas Gerais onde o cultivo de cana-de-açúcar é cada vez mais predominante. As amostras foram retiradas em profundidade de 0-20 cm. As coletas foram realizadas em duas estações diferentes do ano de 2016, sendo a primeira realizada no final do mês de maio e a segunda em meados do mês de novembro. O método analítico utilizado para verificar a existência de contaminação do solo pelo agrotóxico carbofurano foi a extração sólido-líquido com partição a baixa temperatura, seguida de análise por cromatografia líquida de alta eficiência, acoplada a um detector ultravioleta. Nas condições de análise estabelecidas e dentro do limite de detecção do método aplicado, não foram encontrados resíduos de carbofurano nas amostras provenientes da área avaliada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Correia Goulart, Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara

Mestre em Meio Ambiente e Qualidade Ambiental pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL e Graduado em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Goias - Câmpus Itumbiara (IFG). Na graduação atuou como bolsista no Programa de Educação Tutoria, Grupo PET Química: Educação, Ambiente e Sociedade e como voluntário no Programa de Iniciação Cientifica (PIVIC). Profissionalmente atua como servidor técnico administrativo no Instituto Federal de Goias - Câmpus Itumbiara no laboratório de Química geral.

Simone Machado Goulart, Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara

Doutora em Agroquímica (Área: Química Analítica) pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Mestre em Agroquímica (Área: Química Analítica) pela Universidade Federal de Viçosa (2004). Possui graduação em Tecnologia de Laticínios pela Universidade Federal de Viçosa (2002), Licenciatura em Química pela Universidade Católica de Brasília (2009). É professora do Instituto Federal de Goiás (IFG), Câmpus Itumbiara. Tutora do Grupo PET Química: Educação, Ambiente e Sociedade do IFG. Tem experiência na área de Direção Escolar, na área de Química e Alimentos, com ênfase em Análise de Traços, Química Ambiental, Química Analítica e Forense, atuando principalmente nos seguintes temas: cromatografia, agrotóxicos, alimentos e ambiente.

Maraína Souza Medeiros, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui mestrado em Meio Ambiente e Qualidade Ambiental pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU/Câmpus Umuarama (2015 a 2017). Possui curso de aperfeiçoamento em "Técnicas aplicadas ao Meio Ambiente" pelo Centro de Estudos e Formação (2014). É Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG Câmpus Itumbiara (2010 a 2013). Atuou como Petiana bolsista no Programa de Educação Tutorial (PET) vinculado à SEsu/MEC e denominado "PET Química: Educação, Ambiente e Sociedade" (2013 a 2014). Dentro do programa PET Química, desenvolveu ações que norteiam Ensino, Pesquisa e Extensão e que favoreceu sua formação acadêmica sob orientação da professora-tutora Simone Machado Goulart. Trabalhou como auxiliar de laboratório (estagiária) no laboratório de Controle de Qualidade de Águas da Companhia de Saneamento Básico do Estado de Goiás - Saneago S/A, regional de Itumbiara - GO (2011 a 2013). No laboratório desenvolveu atividades como análises físico-químicas e microbiológicas; preparo de soluções químicas; dentre outras.

João Paulo Victorino Santos, Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara

Doutor em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2016), Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2009), Especialista em Gestão Agroindustrial pela Universidade Federal de Lavras (2005), Licenciado em Química pela UCB/Brasília (2009) e Graduado em Tecnologia de Laticínios pela Universidade Federal de Viçosa (2002) . Atualmente é professor do Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara, nas áreas de Química e Tecnologia de Alimentos e Bebidas.

Downloads

Publicado

2018-07-31

Como Citar

Goulart, A. C., Goulart, S. M., Medeiros, M. S., & Santos, J. P. V. (2018). Avaliação da contaminação ambiental por carbofurano em solo proveniente do cultivo de cana-de-açúcar. Tecno-Lógica, 22(2), 187-193. https://doi.org/10.17058/tecnolog.v22i2.11147

Edição

Seção

Tecnologia Ambiental