DETERMINAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE TOXICIDADE AMBIENTAL DO PERCOLADO DE UM ATERRO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS PERIGOSOS (ESTUDO DE CASO)

Autores

  • Daniela Dal Molin
  • Adilson Ben da Costa
  • Alexandre Rieger
  • Daniel Pra
  • Eduardo Alexis Lobo

DOI:

https://doi.org/10.17058/tecnolog.v14i1.1197

Palavras-chave:

toxicidade ambiental, resíduos industriais perigosos, percolado

Resumo

Este estudo teve como objetivo determinar as características de toxicidade ambiental do resíduo percolado do aterro de resíduos industriais perigosos de uma central de resíduos industriais do estado do Rio Grande do Sul. As características físicas, químicas, de ecotoxicidade com Daphnia magna e toxicidade e mutagenicidade com Allium cepa foram determinadas. Os resultados indicaram características físicas e químicas dentro dos limites estabelecidos para efluentes tratados e ausência de ecotoxicidade aguda. Contudo, foi observada uma frequência significativamente aumentada de micronúcleos (P < 0,01) na raiz em crescimento, exposta ao percolado comparado com o controle, sugerindo um efeito genotóxico deste resíduo, apesar de não apresentar alterações significativas no índice mitótico e crescimento radicular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-04-01

Como Citar

Dal Molin, D., Costa, A. B. da, Rieger, A., Pra, D., & Lobo, E. A. (2010). DETERMINAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE TOXICIDADE AMBIENTAL DO PERCOLADO DE UM ATERRO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS PERIGOSOS (ESTUDO DE CASO). Tecno-Lógica, 14(1), 5-10. https://doi.org/10.17058/tecnolog.v14i1.1197

Edição

Seção

Tecnologia Ambiental