Efeito do número de operações mecanizadas de nivelamento de solo sobre os componentes de rendimento e altura da lâmina de água na cultura do arroz irrigado

Autores

  • Cleiton José Ramão Programa de Pós-Graduação em Agricultura de Precisão, Universidade Federal de Santa Maria.
  • Elódio Sebem Professor da Universidade Federal de Santa Maria
  • Lúcio de Paula Amaral Professor da Universidade Federal de Santa Maria
  • Alexandre Russini Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Edgar Salis Brasil Neto Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Rogério Rodrigues de Vargas Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Marcelo Silveira de Farias Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17058/tecnolog.v23i1.12246

Palavras-chave:

Mecanização agrícola, Preparo de solo, Custo de produção, Agricultura de precisão

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar o efeito do número de operações mecanizadas de nivelamento da superfície do solo sobre os componentes de rendimento e altura da lâmina de água na cultura do arroz irrigado. O estudo foi realizado em uma área subdividida em dois talhões de 15 hectares, sendo conduzida sob sistema de cultivo mínimo. As variações no número de operações de nivelamento do solo, constituíram de uma e duas operações, utilizando um conjunto mecanizado composto de trator e plaina niveladora hidráulica. Foi utilizado um grid com intensidade amostral de um hectare, sendo analisados a altura média da lâmina de água e os seguintes componentes de rendimento: população de plantas, número de panículas, produtividade e grãos inteiros (rendimento de indústria). A produtividade de arroz e a altura média da lâmina de água não foram influenciadas pelo número de operações mecanizadas de nivelamento do solo. A maior correlação observada referente à produtividade foi o número de panículas por área, mas sem interferência significativa no rendimento final da cultura. Também, pode-se observar baixa correlação entre rendimento de indústria e produtividade, em ambos os tratamentos. Portanto, a realização de uma segunda operação de nivelamento do solo, nas condições em que o experimento foi realizado, não se justifica economicamente, pois o incremento de produção não cobre os custos da segunda operação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleiton José Ramão, Programa de Pós-Graduação em Agricultura de Precisão, Universidade Federal de Santa Maria.

Atua no Instituto Riograndense do Arroz (Irga).

Elódio Sebem, Professor da Universidade Federal de Santa Maria

Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Agricultura de Precisão na Universidade Federal de Santa Maria. Atua na área de geoestatística e geoprocessamento.

Lúcio de Paula Amaral, Professor da Universidade Federal de Santa Maria

Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Agricultura de Precisão na Universidade Federal de Santa Maria. Atua na área de geoestatística.

Alexandre Russini, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Atua como docente na área de Máquinas e Mecanização Agrícola, na Unipampa, Campus Itaqui. Também é professor permanente do Programa de Pós Gradução em Agricultura de Precisão na Universidade Federal de Santa Maria.

Edgar Salis Brasil Neto, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Engenheiro Agrônomo da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Itaqui.

Rogério Rodrigues de Vargas, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Atua como docente na área de Tecnologia de Informação (Programação) na Unipampa, campus Itaqui.

Marcelo Silveira de Farias, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Ciências Agronômicas e Ambientais, Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Frederico Westphalen. Atua como docente na área de Máquinas e Mecanização Agrícola.

Downloads

Publicado

2019-01-03

Como Citar

Ramão, C. J., Sebem, E., Amaral, L. de P., Russini, A., Neto, E. S. B., de Vargas, R. R., & de Farias, M. S. (2019). Efeito do número de operações mecanizadas de nivelamento de solo sobre os componentes de rendimento e altura da lâmina de água na cultura do arroz irrigado. Tecno-Lógica, 23(1), 14-21. https://doi.org/10.17058/tecnolog.v23i1.12246

Edição

Seção

Sistemas e Processos Industriais