Pós-tratamento físico-químico por flotação fad em efluentes de laticínios

Autores

  • Andressa Corso Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Gabriel Taccolini Papp
  • Juliana Bortoli Rodrigues Mees

DOI:

https://doi.org/10.17058/tecnolog.v23i2.12280

Palavras-chave:

Coagulação, Floculação, Flotação, Efluente, Laticínios

Resumo

A agroindústria de laticínios constitui um setor com uma geração de efluente de alto potencial poluidor, que sem o tratamento adequado acaba se tornando um problema ambiental. Buscando solucionar os efeitos do tratamento inadequado destes efluentes, complementar ao tratamento convencional, em alguns casos é realizada a aplicação de um pós-tratamento visando uma melhor qualidade do efluente final. Uma das formas utilizadas é a flotação precedida de coagulação/floculação, que através de agentes coagulantes e floculantes permitem à aglomeração de partículas possibilitando a flotação. Essas substâncias utilizadas são produtos químicos normalmente à base de alumínio ou ferro, acarretando na geração de lodos com altas concentrações de íons metálicos, dificultando e encarecendo a destinação do lodo. Tendo em vista os problemas citados, vêm sendo estudados e utilizados coagulantes e floculantes com base orgânica, uma vez que estes geram lodos biodegradáveis. Assim, este trabalho teve por objetivo comparar a eficiência entre dois coagulantes, sendo um inorgânico (Klaraid IC 1176L) e o outro orgânico (Novfloc 1540), associados ao processo de flotação e sedimentação em escala de bancada, no tratamento de efluente de uma agroindústria de laticínio. Para a realização deste trabalho, foi aplicada a metodologia de planejamento experimental e otimização de processos, utilizando como variáveis independentes a concentração de coagulantes e floculantes, tendo como variável resposta à remoção de turbidez. Como primeiro passo foi feito o planejamento inicial fatorial 22 de sedimentação e flotação visando ajustar as faixas de aplicação, seguindo para um delineamento composto central rotacional visando à otimização dos processos da sedimentação e flotação. Com a utilização do coagulante de base inorgânica (Klaraid) seguido pelo floculante, obteve-se uma remoção de turbidez de até 78,93% para o processo de sedimentação, já para o processo de flotação os melhores resultados apontaram uma remoção de turbidez de 74,92%. Com o uso do coagulante de base orgânica (Novfloc) combinado ao uso do floculante, a eficiência de remoção de turbidez para sedimentação chegou até 78,09%, já na flotação o resultado foi até 72,11% de remoção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Corso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Aluno especial do curso de Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, Universidade Federa do ABC, Santo André, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-07-05

Como Citar

Corso, A., Papp, G. T., & Mees, J. B. R. (2019). Pós-tratamento físico-químico por flotação fad em efluentes de laticínios. Tecno-Lógica, 23(2), 77-86. https://doi.org/10.17058/tecnolog.v23i2.12280

Edição

Seção

Tecnologia Ambiental