Aplicação da metodologia 5s em um laboratório de fisiologia de peixes da Universidade Federal de Santa Maria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/tecnolog.v2i0.15567

Palavras-chave:

Laboratório, Organização, Melhoria.

Resumo

As estratégias da Gestão da Qualidade invariavelmente visam ao envolvimento da mão-de-obra no esforço para produzir qualidade em processos, produtos e serviços. O Programa 5S criado no Japão na década de 1950, surgiu como um modelo prático para o combate às causas de perdas, desperdícios e organização do ambiente de trabalho. Porém, para esta organização acontecer, é necessário o envolvimento e ação do grupo de funcionários diante da inegável importância dos recursos humanos para a competitividade da organização. Já de comprovada eficiência e eficácia, ao longo dos anos, o Programa 5S se destaca como uma das ferramentas da qualidade mais importantes na busca da educação, treinamento, qualificação profissional, capacidade intelectual e disciplina no ambiente das organizações. O presente estudo foi desenvolvido em um laboratório de fisiologia de peixes da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo do estudo foi implementar o Programa 5S visando melhorias no laboratório a fim de otimizar a organização, tempo e espaço. Foram realizados sete encontros ao longo de 32 dias com a equipe do laboratório para a implementação das cinco etapas do programa. Como resultado, após a implementação do programa as melhorias foram facilmente identificadas. Ambiente mais organizado, mais limpo, aumento do espaço útil, otimização do tempo na busca de materiais e melhoria na iluminação foram alguns dos benefícios alcançados com a implementação do Programa 5S no laboratório estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Fernando Mello, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Engenheiro Mecânico, Contador, Mestre em Engenharia de Produção, Doutor em Engenharia Agrícola-Mecanização. Professor no Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da UFSM.

Diuliane Thais Neu, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Acadêmica do Curso de Engenharia de Produção - UFSM

Neyla Duarte de Aguiar Laveaux, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Acadêmica do Curso de Engenharia de Produção - UFSM

Tatiane Balbinot Lamberti, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Acadêmica do Curso de Engenharia de Produção - UFSM

Downloads

Publicado

2020-09-04

Como Citar

Mello, M. F., Neu, D. T., Laveaux, N. D. de A., & Lamberti, T. B. (2020). Aplicação da metodologia 5s em um laboratório de fisiologia de peixes da Universidade Federal de Santa Maria. Tecno-Lógica, 24, 253-263. https://doi.org/10.17058/tecnolog.v2i0.15567

Edição

Seção

V Simpósio Gaúcho de Engenharia de Produção