Análise do nível de iluminamento em um Instituto de Ensino Federal, em Belém-PA
DOI:
https://doi.org/10.17058/tecnolog.v2i0.15756Palavras-chave:
Ergonomia cognitiva, Método lúmens, Conforto ambiental, Ambiente escolar, Nível de iluminamento.Resumo
A ergonomia cognitiva está relacionada à percepção, atenção, memória e tomada de decisões. Para que o ser humano consiga ter bom desempenho cognitivo é muito importante que aspectos relacionados ao conforto ambiental sejam atendidos. A adequação do iluminamento no ambiente é fundamental para a produção, aprendizado e redução da fadiga visual. Ao mesmo tempo, em projetos elétricos é estabelecido que as cargas de iluminação devam ser determinadas como resultado da aplicação da NBR 5413: Iluminância de interiores – Procedimento. Assim sendo, essa pesquisa tem como objetivo analisar os níveis de iluminamento nos ambientes do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Pará (IFPA), campus Belém-PA. Para tanto, utilizou-se o método Lúmens, que se baseia na determinação do fluxo luminoso do ambiente. Onze ambientes foram analisados; estabeleceu-se o iluminamento médio do local; em função das dimensões do mesmo, usuários e da atividade; verificando o fluxo luminoso necessário para o atendimento da norma comparado ao fluxo luminoso existente no local. Como resultado, identificou-se que um ambiente apresenta fluxo luminoso acima do necessário, enquanto que 91% apresentaram abaixo, o que pode estar causando fadiga visual aos alunos e profissionais. Com efeito, não atendendo os parâmetros da ergonomia cognitiva que está ligada à percepção, atenção, memória e tomada de decisões. Confirma-se o fato de que mudanças nos ambientes devem ser acompanhadas por profissionais qualificados por haver consequentemente mudança no projeto elétrico inicial. Além disso, é importante que o projeto arquitetônico adote cores claras, que favoreçam o iluminamento artificial e que reduzam a potência da energia instalada.Downloads
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Publicado
2020-09-04
Como Citar
Robert, L. de F. O. de J., Pinto, J. M. B., Almeida, B. L. de, Tavares, J. F. C. M., & Mendes, J. M. (2020). Análise do nível de iluminamento em um Instituto de Ensino Federal, em Belém-PA. Tecno-Lógica, 24, 324-333. https://doi.org/10.17058/tecnolog.v2i0.15756
Edição
Seção
V Simpósio Gaúcho de Engenharia de Produção
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