Produtos cosméticos para crianças e adultos - determinação dos teores de As, Ni, Pb E Zn

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/tecnolog.v25i1.15792

Palavras-chave:

Blush, Sombra, Pó compacto, Tinta em pó, Espectrometria de absorção atômica com chama, Espectrometria de absorção atômica com atomização eletrotérmica em forno de grafite.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi determinar a concentração de elementos potencialmente tóxicos em diferentes produtos cosméticos, usando metodologias de digestão simples, acessíveis e técnicas espectroscópicas. Um total de doze produtos foram selecionados, comprados e analisados, os quais incluem blush (BL), sombra para os olhos (SH), pó facial (PO) e tinta em pó para crianças (PP). As amostras foram secas (a 100ºC), trituradas e homogeneizadas. Para digestão duas metodologias foram empregadas. Os teores de Ni, Pb e Zn foram quantificados por espectrometria de absorção atômica com chama (FAAS), e os teores de As por espectrometria de absorção atômica com atomização eletrotérmica em forno de grafite (GFAAS). Em geral, as amostras apresentaram teores abaixo do limite de detecção (LOD) para Ni, Pb, As e Zn. No entanto, algumas amostras de PP apresentaram teores de Zn entre 2 ± 1 e 442 ± 32 mg L-1. Esse resultado deve-se provavelmente ao uso de alguns pigmentos naturais ou inorgânicos, e sugerem as seguintes ações: (1) monitoramento regular de elementos potencialmente tóxicos em produtos de PP; (2) novos estudos sobre os níveis de Zn em produtos cosméticos para crianças; e (3) a criação de legislação para regular a composição dos produtos de PP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-05

Como Citar

Popowiczk, A. M. Z., & Tonial, L. M. dos S. (2021). Produtos cosméticos para crianças e adultos - determinação dos teores de As, Ni, Pb E Zn. Tecno-Lógica, 25(1), 59-72. https://doi.org/10.17058/tecnolog.v25i1.15792

Edição

Seção

Tecnologia Ambiental