AVALIAÇÃO ECOTOXICOLÓGICA UTILIZANDO BIOENSAIOS COM Daphnia magna EM ÁGUA DE LAVOURA DE ARROZ NO MUNICÍPIO DE MOSTARDAS, RS, BRASIL.

Autores

  • Thelma Duarte Brandolt
  • Eduardo A. Lobo

DOI:

https://doi.org/10.17058/tecnolog.v14i2.1580

Palavras-chave:

Monitoramento ambiental

Resumo

Este estudo objetivou avaliar a toxicidade aguda da água proveniente dos canais de uma lavoura orizícola irrigada pela Lagoa dos Patos, na localidade de Mostardas/RS, através da utilização de bioensaios com o organismo teste Daphnia magna. Foram escolhidos 3 locais de amostragem: um próximo ao ponto de captação da água (P1); um na saída de uma área de plantio (P2), e outro no dreno de retorno da água para a Lagoa dos Patos (P3). As coletas foram realizadas em três momentos do ciclo produtivo: antes, durante e após a irrigação, correspondendo aos meses de Novembro de 2007, Janeiro e Março de 2008. Os testes foram realizados no Laboratório de Ecotoxicologia da UNISC, seguindo a norma técnica ABNT 12713. Após 48 horas de exposição aos efluentes, observou-se o número de indivíduos imóveis por concentração e calculou-se a porcentagem de imobilidade. O resultado do teste foi expresso pela Concentração Efetiva Inicial Mediana - CE(I)50 48h, que corresponde à concentração da amostra que causou efeito agudo a 50% dos organismos. Os resultados indicaram, nos diferentes locais de coleta e estágios de manejo da lavoura, uma baixa toxicidade para este bioindicador, ou mesmo ausência de toxicidade, uma vez que apresentaram uma CE(I) 50 48h superior a 75% na escala de toxicidade relativa, de acordo com o sistema de monitoramento estabelecido durante o ciclo de produção. Neste sentido, visando à corroboração dos mesmos, sugere-se o aumento da periodicidade do desenho experimental, bem como a realização das coletas em período mais próximo da aplicação dos agroquímicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-10-14

Como Citar

Brandolt, T. D., & Lobo, E. A. (2010). AVALIAÇÃO ECOTOXICOLÓGICA UTILIZANDO BIOENSAIOS COM Daphnia magna EM ÁGUA DE LAVOURA DE ARROZ NO MUNICÍPIO DE MOSTARDAS, RS, BRASIL. Tecno-Lógica, 14(2), 47-51. https://doi.org/10.17058/tecnolog.v14i2.1580

Edição

Seção

Tecnologia Ambiental