Benefícios da tecnologia CLOUD (nuvem) para virtualização de serviços: um estudo para a ferramenta IDEAWARE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/tecnolog.v25i2.16197

Palavras-chave:

Virtualização de serviços, Ferramenta IdeiaWare, Nuvem, Segurança de dados.

Resumo

Novas tendências de negócios e formas de trabalho emergem conforme a evolução das tecnologias. Uma dessas tecnologias refere-se à virtualização de serviços, que é uma ferramenta disponibilizada pela computação em nuvem, que traz ganhos, principalmente, em competitividade. Desenvolvido por um grupo de pesquisa da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), o IdeiaWare é uma ferramenta de gerenciamento de ideias voltada, principalmente, ao desenvolvimento e inovação de produtos e serviços. A base de dados do software está hospedada em um servidor local na própria universidade e pode ser acessada via um endereço web. Hipóteses de disponibilizar o serviço na nuvem foram consideradas, mas questões como vantagens e segurança surgiram como dúvidas para tal proposta. Sendo assim, esse trabalho realizou uma pesquisa na base de dados Scopus, com os termos “virtualização de serviços”, “nuvem” e “segurança”, com o intuito de responder tais questionamentos. Como resultados dos estudos realizados, as vantagens de disponibilizar o serviço na Nuvem são: redução de custos, grande área de cobertura e serviço sob demanda. Também são destacadas maneiras de proteção de dados, de acordo com os trabalhos estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Frozza, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS

Departamento de Engenharias, Arquitetura e Computação e Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais. Área de Sistemas Inteligentes e Gestão do Conhecimento.

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

Martins, N. W., Helfer, D. G., Kipper, L. M., & Frozza, R. (2021). Benefícios da tecnologia CLOUD (nuvem) para virtualização de serviços: um estudo para a ferramenta IDEAWARE. Tecno-Lógica, 25(2), 236-242. https://doi.org/10.17058/tecnolog.v25i2.16197

Edição

Seção

Sistemas e Processos Industriais