Avaliação da supressão da vegetação nativa no município de Condor, Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/tecnolog.v25i2.16553

Palavras-chave:

Desmatamento, Araucaria angustifolia, Licenciamento Florestal, Gestão Ambiental

Resumo

Intervenções humanas sobre áreas de mata nativa, em áreas urbanas e em áreas rurais são cada vez mais frequentes. Levando em conta o tamanho da intervenção, os impactos ambientais associados poderão causar grandes prejuízos ao meio biótico e abiótico. A Lei Federal nº 6.938/81, que estabelece a Política Nacional de Meio Ambiente, traz como um de seus instrumentos mais importantes, o licenciamento ambiental. Dentre os diversos tipos de licenciamentos, há o licenciamento florestal que é o instrumento da política florestal do Estado, compreendendo serviços prestados pelo órgão ambiental estadual ou municipal competente. A Resolução CONSEMA 372/2018 define que para as atividades de impacto local o órgão responsável pelo licenciamento é o município. O Rio Grande do Sul conta oficialmente com 804 espécies da sua flora nativa ameaçadas de extinção. Deste modo percebe-se a importância de identificar quais são as espécies da flora que estão sofrendo maior supressão, considerando o licenciamento florestal no âmbito do município de Condor-RS, assim como identificar aspectos referentes ao local de manejo (urbano ou rural), proposta de reposição florestal, e formação dos responsáveis técnicos responsáveis pelo projeto de licenciamento ambiental. Os dados foram extraídos das licenças florestais emitidas pelo órgão ambiental licenciador do município de Condor-RS, através de pesquisa e análise dos alvarás florestais deferidos nos últimos 5 anos (2015 a 2019). O Estudo demonstrou uma intensa exploração de poucas famílias, sendo as famílias Fabaceae e Lauraceae as mais suprimidas. O maior número de indivíduos suprimidos pertence à espécie Araucaria angustifolia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Santos Erthal, Instituto Federal Farroupilha - campus Panambi-RS

Engenheiro Ambiental e Sanitarista formado pela Universidade de Cruz Alta (2019-I) com Graduação Sanduíche na Universidade de Aveiro/UA, Portugal (2016-I). Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação pelo Instituto Federal Farroupilha (2020-II).

Gracieli Manfrin da Silva Erthal, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen, Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul em 2013-2. Bolsista PET Agronomia - FW (2010-2013). Bolsista do CNPq - Portugal (2012-2013) em Graduação Sanduíche no Exterior na Universidade de Évora - Portugal, pelo Programa Ciência sem Fronteiras. Mestre em Agricultura de Precisão pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2016-2018). Atua como Engenheira Agrônoma Fiscal Estadual Agropecuário na Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI/RS), sendo responsável pela fiscalização do comércio, prestação de serviços e uso de agrotóxicos e afins, inspeção de produtos de origem vegetal e defesa sanitária vegetal na Regional de Cruz Alta - RS. Foi Professora Horista na Universidade de Cruz Alta (2018-I), ministrando as disciplinas de Topografia e Sensoriamento Remoto.

Gerson Azulim Muller, Instituto Federal Farroupilha, campus Panambi-RS/Professor Dr.

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), além de mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná. Dr. Gerson atuou como professor substituto no Departamento de Parasitologia e Microbiologia na Universidade Federal da Santa Catarina entre 2012 e 2013, foi professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina entre 2013 e 2014, onde atuou como docente do Programa de Mestrado em Biociências e Saúde. Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Farroupilha, campus Panambi e coordenador do Curso de Especialização em Biodiversidade e Conservação.

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

Santos Erthal, E., Manfrin da Silva Erthal, G., & Azulim Muller, G. (2021). Avaliação da supressão da vegetação nativa no município de Condor, Rio Grande do Sul. Tecno-Lógica, 25(2), 201-208. https://doi.org/10.17058/tecnolog.v25i2.16553

Edição

Seção

Tecnologia Ambiental