FORMAS DE APLICAÇÃO DE INOCULANTE NA CULTURA DA SOJA

Autores

  • Cassiano Spaziani Pereira UNiversidade Federal do Mato Grosso/ Campus Sinop
  • Willian Pereira Callefi Instituto de Ciências Agronômicas e Ambientais
  • Ivan Vilela Andrade Fiorini Instituto de Ciências Agronômicas e Ambientais
  • Hélcio Duarte Pereira Instituto de Ciências Agronômicas e Ambientais
  • Anderson Lange Instituto de Ciências Agronômicas e Ambientais

Resumo

Resumo

                O objetivo do trabalho foi verificar o efeito de diferentes formas. (liquido e turfosa) e vias (semente, sulco e foliar) de aplicação do inoculante Bradyrhizobium japonicum em plantas de soja. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com 3 repetições e 7 tratamentos. Os tratamentos foram a aplicação do inoculante Bradyrhizobium japonicum na forma líquida com concentração de 1x1010 UFC mL-1 na dose recomendada no tratamento de sementes (TS); na forma turfosa com a concentração 8x109 UFC g-1 (duas vezes a dose recomendada) no TS; forma liquida na concentração 1x1010 UFC mL-1 (três vezes a dose recomendada em TS) via pulverizador no sulco; na forma liquida no tratamento de sementes mais aplicação foliar em estádio vegetativo V4 (cinco vezes a dose recomendada); na forma turfosa no tratamento de sementes mais aplicação foliar em estádio vegetativo V4 (cinco vezes a dose recomendada); aplicação de Nitrogênio em cobertura na dose de 240 kg ha -1. Avaliou-se o número de nódulos, os teores de nitrogênio foliar, altura de planta, massa seca da parte aérea (MSPA) e produtividade de grãos. Para o número de nódulos os tratamentos TS Líquido e turfoso com aplicação via foliar atingiram as maiores médias. Já para a altura de planta os tratamentos TS Turfoso com e sem aplicação via foliar, pulverizador de sulco atingiram as maiores médias. Nas análises de nitrogênio foliar os tratamentos não apresentaram diferenças significativas. Na produtividade de grãos o tratamento pulverizador de sulco destacou-se entre os demais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassiano Spaziani Pereira, UNiversidade Federal do Mato Grosso/ Campus Sinop

Eng. Agrônomo UFLA Mestre Fitotecnia UFLA Doutor Fitotecnia UFV Prof. UFMT/Sinop

Referências

LEITE, P. 25 Alimentos à base de Soja. Mundo boa forma, 2019. Disponível em: <https://www.mundoboaforma.com.br/25-alimentos-a-base-de-soja>

GONÇALVES, 2020. Pesquisa do IBOPE aponta crescimento histórico no número de vegetarianos no Brasil. Sociedade Vegetariana Brasileira. Disponível em: <https://www.svb.org.br/2469-pesquisa-do-ibope-aponta-crescimento-historico-no-numero-de-vegetarianos-no-brasil>

CONAB. Companhia Nacional de Abastecimento. Acompanhamento de safra brasileira de grãos, 8º levantamento, maio 2021. Brasília: Conab, 2021.

DALL’AGNOL, A.; NOGUEIRA, M. A. Entenda a importância do nitrogênio na nutrição da soja. Londrina, Embrapa Soja, 2016.

EMBRAPA. Tecnologia – Fixação Biológica de nitrogênio (FBN). Brasília, Embrapa Cerrados, 2016.

ZILLI, E. J.; CAMPO, R. J.; HUNGRIA, M. Eficácia da inoculação de Bradyrhizobium em pré-semeadura da soja. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.45, n.3, p.335-338, mar. 2010.

DALL’AGNOL, A. A Embrapa Soja no contexto do desenvolvimento da soja no Brasil – Histórico e contribuições. Londrina, Embrapa Soja, 2016, 72 p.

HUNGRIA, M.; CAMPO, R. J.; MENDES, I. C. A importância do processo de fixação biológica do nitrogênio para a cultura da soja: componente essencial para a competitividade do produto brasileiro. Londrina, Embrapa Soja, 2007.

SANTOS, P. F. et al.; Efeito do tratamento de sementes na nodulação e crescimento inicial da cultura da soja. Revista Cultivando o Saber, Cascavel, v. 6, n. 4, p. 96- 108, 2013.

FERREIRA, D. F. Sisvar: A computer statistical analysis system. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 35, n. 6, p. 1039-1042, 2011.

ZUFFO, A. M.; STEINER, F.; BUSCH A.; SANTOS, D. M. S. Adubação nitrogenada na soja inibe a nodulação e não melhora o crescimento inicial das plantas. Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, Maringá, v. 12, p. 333-349, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.17765/2176-9168.2019v12n2p333-349>.

ZILLI, J. E. et al.; Inoculação de Bradyrhizobium em soja por pulverização em cobertura. Embrapa Roraima, Boa Vista, 2008.

Downloads

Publicado

2022-10-14

Como Citar

Pereira, C. S., Callefi, W. P. ., Fiorini, I. V. A. ., Pereira, H. D. ., & Lange, A. . (2022). FORMAS DE APLICAÇÃO DE INOCULANTE NA CULTURA DA SOJA . Tecno-Lógica, 26(2), 147-151. Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/tecnologica/article/view/17698

Edição

Seção

Tecnologia Ambiental