Aplicação das transformadas wavelets na análise da qualidade da energia elétrica em processos industriais

Autores

  • Jaime Andre Back UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Leonel Tedesco
  • Rolf Fredi Molz

DOI:

https://doi.org/10.17058/tecnolog.v20i1.5136

Palavras-chave:

Qualidade da Energia Elétrica. Processamento Digital de Sinais. Transformadas Wavelets Discretas.

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento de um sistema embarcado de baixo custo para a monitoração da qualidade da energia elétrica em ambientes industriais. Como o objetivo principal é a coleta de parâmetros elétricos que representam a qualidade da energia, dispositivos de aquisição e rotinas de análise destes indicadores foram implementados, através da utilização de técnicas de processamento digital de sinais (DSP). Por fim, para a detecção de perturbações elétricas, foi utilizada a Análise Multiresolução (AMR) a partir da aplicação das Transformadas Wavelets Discretas (TWD). Como resultado, obteve-se um sistema embarcado (hardware e software) para monitoração e análise da energia elétrica nos processos industriais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaime Andre Back, UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul

Engenheiro de Controle e Automação (UNIVATES) Mestre em Sistemas e Processos Industriais (UNISC). Atualmente é professor mensalista na Faculdade SATC de Criciúma no curso de Engenharia de Computação e também é professor concursado na UNIVATES de Lajeado. Tem conhecimentos nas áreas de Circuitos Elétricos, Circuitos Digitais, Sistemas Reconfiguráveis, Sistemas Embarcados, Controle de Processos, Eletrônica Analógica e Eletrônica de Potência.

Downloads

Publicado

2015-12-19

Como Citar

Back, J. A., Tedesco, L., & Molz, R. F. (2015). Aplicação das transformadas wavelets na análise da qualidade da energia elétrica em processos industriais. Tecno-Lógica, 20(1), 39-46. https://doi.org/10.17058/tecnolog.v20i1.5136

Edição

Seção

Sistemas e Processos Industriais