Estudo químico de logo gerado num sistema anaeróbico de tratamento de efluentes de origem residencial

Autores

  • Vagner Guedes Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR
  • Wilson Costa Universidade Estadual de Ponta Grossa - Pr
  • Ariane Caroline Ribicki Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.17058/tecnolog.v19i2.5203

Palavras-chave:

Lodos de efluentes, CTC, lixiviação de metais.

Resumo

processos biológicos aeróbios e ou anaeróbios que apresentam dispositivos de ordem variável e geram resíduos definidos como sólidos segundo a ABNT 10004/2004. Um dos dispositivos que podem estar presentes numa ETE que utiliza processo anaeróbio é o reator de manta de lodo. O objetivo deste trabalho foi de avaliar quimicamente a composição do lodo gerado num destes reatores através da fluorescência de raios X, pH, carbono orgânico (CO), matéria orgânica (MO), nitrogênio total Kjeldahl (NTK), relação C/N, capacidade de troca catiônica efetiva (CTC), relação CTC/CO, potássio (K), fósforo orgânico (PO), fósforo mineral (PM) e determinar a concentração de Cr, Cu, Ni, Ag, Fe, Mn, Zn, Pb, Cd e Ba nos extratos obtidos através do método de Tessier. Através da fluorescência de raios X, observou-se que a somatória das porcentagens dos elementos Al, Si, Fe, S, Ca, P, Ti, K e Zn está próxima de 99 %. Que os valores médios da MO, NTK e CTC são respectivamente 20,2%, 0,64 % e 19,6 cmolc kg-1, e que a disposição desse material no meio ambiente pode ser associada a algum risco devido às concentrações de ferro, manganês, zinco e cádmio, em presença de um redutor, ferro em presença de um oxidante e manganes em presença de pH=5 estarem acima do VMP da Resolução CONAMA 430 /11.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagner Guedes, Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR

Mestre em Química Aplicada

Wilson Costa, Universidade Estadual de Ponta Grossa - Pr

Professor do Departamento de Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa, com Doutorado em Química Analítica pelo Instituto de Química (UNESP) de Araraquara.

Ariane Caroline Ribicki, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Química - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Downloads

Publicado

2015-07-16

Como Citar

Guedes, V., Costa, W., & Ribicki, A. C. (2015). Estudo químico de logo gerado num sistema anaeróbico de tratamento de efluentes de origem residencial. Tecno-Lógica, 19(2), 57-63. https://doi.org/10.17058/tecnolog.v19i2.5203

Edição

Seção

Tecnologia Ambiental