Estudos para automação do projeto a alvenaria racionalizada em plataformas BIM

Autores

  • Levi Teixeira Pinheiro Instituto Federal do Ceará
  • Alexandre Araújo Bertini Universidade Federal do Ceará
  • Daniel Ribeiro Cardoso Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.17058/tecnolog.v20i2.6639

Palavras-chave:

Automação do design, BIM, modelagem paramétrica, alvenaria racionalizada.

Resumo

A presente pesquisa se trata da investigação de caminhos para automação do projeto de alvenaria em sistemas computacionais. Logo se propõe a desenvolver diagramas aplicáveis em plataformas BIM, que permitam a geração automática da paginação de alvenarias racionalizadas em dois tipos de amarração ½ e 1/3. A estratégia de pesquisa utilizada foi o constructive reasearch, tendo como base para o método de notação do comportamento do objeto paramétrico, denominado originalmente de building object behavior (BOB) desenvolvido no período de 2001 a 2004 por pesquisadores Norte Americanos como Chang Lee, Rafael Sacks e Charles Eastman. A pesquisa tem sua importância por contribuir para o desenvolvimento das plataformas BIM, em específico na etapa de projeto, otimizando na produtividade e eficiência. Ao fim da pesquisa foi possível gerar o desenvolvimento dos mesmos, ainda compreender o grau de convergências e divergências existentes entre os mesmos no quesito de diagramas computacionais.

Biografia do Autor

Levi Teixeira Pinheiro, Instituto Federal do Ceará

graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (2010). Atualmente é professor titular do Instituto Federal do Ceará - Crateús e mestrando em Pós Graduação de Estruturas e Construção Civil (PEC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo.

Alexandre Araújo Bertini, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: habitação de interesse social, sistema construtivo, alvenaria estrutural, coordenação modular, painel sanduíche e Desempenho de Edificações.

Daniel Ribeiro Cardoso, Universidade Federal do Ceará

rofessor e pesquisador do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará, lotado na área Percepção e Representação. Doutor em Semiótica pela PUC de São Paulo onde desenvolveu pesquisa em processos de emergência da forma na arquitetura. Seus interesses acadêmicos incluem processos contemporâneos de projeto no Design, Arquitetura e no Urbanismo, bem como Modelagem da Informação na Construção. Coordenou e orientou pesquisa de fomento FUNCAP, designada Imagem Espaço / Imagem Objeto, que englobando a aplicação de ferramentas e teorias computacionais aplicadas à arquitetura. Atualmente participa das pesquisas: TICHIS Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicadas à Construção de Habitações de Interesse Social (FINEP) na temática Processos paramétricos de projeto em ferramenta BIM para HIS; e a pesquisa Análise do programa Minha Casa Minha VIda na Região Metropolitana de Fortaleza (CNPq); LAboratório de experimentação da Representação de Projeto (CNPq). Coordenou o Congresso da SIGradi 2012 (Sociedad Iberoamericana de Grafica Digital) e é editor da IJAC (The International Journal of Architectural Computing) 2013.

Downloads

Publicado

2016-07-06

Edição

Seção

Sistemas e Processos Industriais