Estudo de motor universal com núcleos obtidos pelos processos da metalurgia do pó para utilização em furadeiras manuais

Autores

  • Sérgio Deitos Bittencourt Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Roberto Luis Ribeiro Da Cas
  • Moises de Mattos Dias
  • Lirio Schaeffer
  • Philippe Pauletti
  • Fernando Martins Fernandes
  • Carlos Antônio Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.17058/tecnolog.v21i1.7527

Palavras-chave:

Melhoria de processos, Economia de Matéria Prima, Processos de fabricação

Resumo

Este trabalho teve por objetivo o estudo de ligas sinterizadas a partir de Fe puro, FeP, FeSi e FeNi obtidas a partir dos processos da Metalurgia do Pó para sua aplicação nos núcleos do rotor e estator de um motor universal, tendo como finalidade sua utilização em uma máquina furadeira manual. A pesquisa compreendeu a obtenção de curvas de histerese destas ligas, ensaios para avaliação de perdas elétricas e simulação em software de elementos finitos para obtenção de fluxo de entreferro e conjugado eletromagnético (torque). Os estudos teóricos foram realizados em um motor universal de topologia convencional e as simulações foram realizadas de forma a comparar este motor com os de núcleos fabricados a partir de chapas de aço laminadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Deitos Bittencourt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Desenvolve atividades desde setembro de 2013 como Pesquisador de Doutorado no Laboratório de Corrosão, Proteção e Reciclagem de Materiais (LACOR), pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgia e dos Materias (PPGE3M) da Universidade Federal do Rio Gande do Sul (UFRGS). Possui Graduação em Engenharia de Controle e Automação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) em 2009. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2012. Recebeu o Título de Mestre em Processos de Fabricação, pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgia e dos Materias (PPGE3M) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2012. Atualmente, executa suas atividades na recuperação de efluentes dos processos de Galvanoplastia.

Downloads

Publicado

2017-01-09

Como Citar

Bittencourt, S. D., Da Cas, R. L. R., Dias, M. de M., Schaeffer, L., Pauletti, P., Fernandes, F. M., & Ferreira, C. A. (2017). Estudo de motor universal com núcleos obtidos pelos processos da metalurgia do pó para utilização em furadeiras manuais. Tecno-Lógica, 21(1), 01-08. https://doi.org/10.17058/tecnolog.v21i1.7527

Edição

Seção

Sistemas e Processos Industriais