Feixes de fibras Lignocelulósicas refinadas mecanicamente em compósitos cimentícios para avaliação da resistência à tração

Autores

  • Flávio Airton knuth Universidade Federal de Pelotas
  • Margarete Regina Freitas Gonçalves Universidade Federal de Pelotas
  • Darci Alberto Gatto Universidade Federal de Pelotas
  • Rogerio Daltro Knuth Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.17058/tecnolog.v21i2.8784

Palavras-chave:

Fibras vegetais, lignina, refinamento, resistência

Resumo

As fibras vegetais têm características particulares em relação a outros tipos de fibras usadas em compósitos. Os estudos utilizam, em sua maioria, fibras cuja lignina fora previamente removida pelo processo de polpação. Segundo a literatura, a lignina prejudica a ancoragem fibra-matriz. No entanto, sem a lignina, é necessário que seja feito tratamento superficial no conjunto fibroso. Isso por que as fibras sofrem processo de inchamento e retração no interior da matriz devido a seu caráter hidrofílico, o que diminui sua vida útil. No entanto, a despeito das considerações literárias, esse trabalho se propõe a fazer uso da vantagem de proteção, estruturação e impermeabilização que a lignina exerce sobre as fibras vegetais. Isso implica na necessidade de suprir a redução da resistência do compósito, especialmente à tração, que a lignina causa pela sua atuação negativa na ancoragem fibra-matriz. Para tanto, fibras lignocelulósicas extraídas de talos de banana foram submetidas a processo de refinamento mecânico. Segundo a literatura, a fibra sofre modificações na sua parede externa quando submetida a esse refinamento. Ao final do processo, foram obtidas fibras com formato helicoidal e superfície corrugada o que resultou em maior aderência no conjunto fibra-matriz. As fibras submetidas ao maior grau de refinamento aumentaram a resistência do compósito à tração na compressão diametral em 40% em relação a corpo de prova de cimento puro.

Biografia do Autor

Flávio Airton knuth, Universidade Federal de Pelotas

Engenharia Civil. Engenharia de Materiais. Estruturas. Compósitos

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Publicado

2017-07-04

Edição

Seção

Tecnologia Ambiental