O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA REGRA DE TRÊS SIMPLES POR MEIO DO MATERIAL DOURADO

FABIANE FISCHER FIGUEIREDO, TAYNA LUIZA HENN

Resumo


A utilização de materiais concretos na Matemática possibilita a representação concreta de pensamentos do aluno, favorece as relações interpessoais em sala de aula e contribui para a construção de conceitos matemáticos. Na Matemática, os materiais concretos são meios de processar conhecimentos lógico-matemáticos e fazer abstrações reflexivas (STAREPRAVO, 2009). Dentre os materiais concretos, destacamos o Material Dourado, que "[...] permite ao aluno estabelecer conexões entre os diversos conceitos intrínsecos à manipulação do material" (PASSOS, 2010, p. 87). Nesse ínterim, o presente trabalho destaca uma prática pedagógica, em que o Material Dourado foi utilizado como meio de ensino e de aprendizagem do conteúdo de regra de três simples. O planejamento da prática foi realizado na disciplina de Prática de Ensino em Matemática I - 2013/01, do Curso de Licenciatura em Matemática da UNISC e a aplicação ocorreu em uma turma de 20 alunos de um 8º ano do ensino fundamental de uma escola da Rede Estadual de Ensino do município de Venâncio Aires, RS, Brasil. A prática pedagógica foi desenvolvida em três horas-aula e visava à construção do conceito de regra de três simples por meio do Material Dourado e à resolução de situações-problema envolvendo a regra de três simples. Os alunos do 8º ano foram distribuídos em duplas, entre as quais disponibilizamos o Material Dourado. As situações-problema foram propostas oralmente a todos os alunos, mas a resolução ocorreu em cada dupla, que pôde contar com as orientações e a ajuda das professoras. Como exemplo de situação-problema proposta, citamos: Se 4 barras equivalem a 40 cubinhos então 2 barras equivalem a quantos cubinhos? Na resolução da situação-problema, cada dupla representou com o Material Dourado o seu processo de resolução e registrou-o por escrito. Também, os alunos foram questionados pelas professoras como, a partir da resolução, abstraíram o conceito da regra de três simples. Ao propormos tal prática pedagógica, propiciamos ao aluno a oportunidade de construir o conceito da regra de três simples, em que alunos e professoras trabalharam mutuamente e cada um pôde contribuir com a aprendizagem do outro. A maneira como transcorreu a prática vem ao encontro das ideias de Freire (1996, p. 47), autor que relata que "ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção". Dessa forma, concluímos que a utilização do Material Dourado no ensino e na aprendizagem da regra de três simples é uma forma de proporcionar um ensino fundamentado na resolução de situações-problema concretas, no qual o aluno é motivado a pensar, manipular, descobrir e abstrair conceitos matemáticos.

Palavras-chaves: Material Dourado; regra de três simples; ensino e aprendizagem da Matemática.

Referências:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de matemática.In: LORENZATO, Sergio (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2010. p. 77-91

STAREPRAVO, Ana Ruth. Jogando com a matemática: números e operações.Curitiba: Aymará, 2009.


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