O ENSINO PROFISSIONALIZANTE FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS: APRENDIZADO NO ESTÁGIO CURRICULAR

MARCIA E JOCHIMS KNIPHOFF DA CRUZ, RODRIGO DA ROSA SZULCZEWSKI

Resumo


Esse resumo apresenta resultados da pesquisa desenvolvida durante as disciplinas de Estágio Supervisionado em Computação II e Práticas Articuladoras em Computação II, do Curso de Licenciatura em Computação. O Estágio foi realizado junto a Curso Profissionalizante concomitante com Ensino Médio. O objetivo do Estágio contou com observação da atuação docente durante as aulas do curso básico de informática. Foram analisadas a metodologia de ensino, o planejamento dos professores, bem como, a organização escolar. Também, em sala de aula, a participação dos estudantes e as dificuldades apresentadas no processo de aprendizagem. Para que o ensino seja de qualidade é importante que o professor tenha conhecimento, qualificação e formação na área em que atua, como também uma boa infraestrutura física, laboratório de informática equipado e reunião interdisciplinar para planejamento das aulas e troca de ideias entre os professores de todas as áreas. O estudante tem o dever de estudar, ter disciplina, escutar e participar das aulas. A formação continuada deve fazer parte da vida dos professores, ocorrendo por meio de cursos e seminários, ampliando o conhecimento e o currículo profissional. O professor do Ensino Profissionalizante deve organizar seu planejamento levando em conta as habilidades do educando, sua faixa etária,o nível de ensino e a legislação vigente. O ensino profissional qualifica o estudante para o mercado de trabalho. No século XXI é inconcebível abster-se das novas tecnologias no trabalho docente, pois vive-se em um mundo de constantes transformações. Assim, a escola deve inserir os computadores e suas tecnologias no processo de ensino, mas o professor deve estar preparado e questionar-se constantemente, já que, com frequência, se vê diante de um equipamento cujo recurso não consegue dominar em sua totalidade. Além disso, precisa compreender e investigar os temas ou questões que surgem no contexto e que se transformam em desafios para prática, uma vez que, nem sempre são de seu pleno domínio, no entanto que diz respeito ao conteúdo quanto à estrutura. A didática tem o compromisso com a busca da qualidade das informações, esta, por sua vez, associada à aprendizagem do pensar. Cabe ao professor investigar como ajudar os alunos a se constituírem como sujeitos pensantes e críticos, capazes de lidar com conceitos, argumentar, resolver problemas, diante de dilemas da vida prática. A razão pedagógica está também associada, inerentemente, a um valor intrínseco, que é a formação humana, visando a ajudar os outros a se educarem, a serem pessoas dignas, justas, cultas, aptas a participar ativa e criticamente na vida social, política, profissional e cultural. A metodologia empregada pelo professor deve ocorrer de forma organizada e planejada para que haja mobilização por parte do estudante no decorrer do processo. De acordo com Lévy (1993, p. 9), "não há informática em geral, nem essência congelada do computador, mas sim um campo de novas tecnologias intelectuais, aberto, conflituoso e parcialmente indeterminado". Enfim, as novas tecnologias devem estar a serviço da educação, cabendo ao professor estar disposto a participar de treinamentos e capacitações para o melhor desempenho de sua função docente. Estes aspectos ficaram evidentes na realização das disciplinas de Estágio e Práticas, além de alargar o conhecimento sobre o ambiente dos cursos profissionalizantes.


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