OFICINA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

HEINRICH PALM, VÂNIA BEATRIZ DREYER , LUCÉLIA HOEHNE , JANE HERBER

Resumo


O presente trabalho relata as oficinas experimentais que são desenvolvidas com estudantes de segundo e terceiro ano do ensino médio das escolas do Vale do Taquari, tendo como um dos objetivos auxiliar no aprendizado do conteúdo trabalhado em sala de aula. As oficinas são parte integrante de um projeto de extensão desenvolvido no Centro Universitário UNIVATES, intitulado "Experimentando em Ciências". O objetivo dessa oficina experimental é despertar o interesse dos alunos pelos cursos de Ciências Exatas, Matemática, Química e áreas afins da instituição UNIVATES. A ideia é possibilitar uma aproximação entre teoria e prática dos conteúdos das ciências da natureza e os conteúdos trabalhados em sala de aula para o laboratório de Química. Dessa forma, existe a possibilidade de desenvolver o espírito crítico, científico e investigativo dos alunos do ensino médio, além de oportunizar aos educandos o desenvolvimento de experimentos de ciências em um dos laboratórios da instituição. Nas oficinas, inicialmente é apresentado aos alunos as normas de segurança do laboratório, sua estrutura, algumas vidrarias e equipamentos utilizados no laboratório para que os estudantes fiquem familiarizados com o ambiente acadêmico. Durante a realização da oficina, foram aplicadas diversas atividades como a que envolveu um questionário de ideias prévias, além da aplicação de alguns experimentos, como: Sódio metálico dissolvido em água; Sangue do diabo; Liberação de oxigênio com catalisadores, sendo a Reversibilidade dos Indicadores o preferido pelos alunos. Ao finalizar as atividades experimentais é aplicado um questionário, envolvendo perguntas sobre o conteúdo desenvolvido durante os experimentos e algumas questões de lógica, seguido de uma ficha de avaliação da oficina em que os alunos qualificam as ações do projeto e podem dar dicas ou sugestões com o intuito de melhorar o projeto. De acordo com os questionários preenchidos pelos alunos, percebe-se que eles gostaram muito da oficina experimental de que participaram, pois puderam constatar na prática alguns conteúdos que são trabalhados na teoria em sala de aula pelo professor titular. Acreditamos que aula experimental pode facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, este projeto de extensão pretende auxiliar na aprendizagem dos alunos, bem como despertar o interesse para as áreas de Ciências Exatas, Matemática e demais áreas afins. Mas a melhor parte do projeto é quando percebemos que os alunos saem da oficina entendendo e gostando dos conteúdos trabalhados.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.