DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ACABAMENTO NA CONSTRUÇÃO DE UM VEÍCULO OFF ROAD DO TIPO MINIBAJA.

CASSIANO SCISLEWSKI TWORKOWSKI, HERNANDO LUIS BURIN MOREIRA, LUCAS DANIEL RODINI DE MELO, LETICIA DIESEL, FLAVIO THIER

Resumo


O projeto "Baja" é um desafio aos estudantes de engenharia para aplicarem seus estudos de sala de aula, visando a incrementar seus conhecimentos e passar por experiências de atividades em grupo que possivelmente não acontecem no ambiente de aula. Os alunos se envolvem diretamente desde o desenvolvimento do projeto até a execução de um veículo off-road. O protótipo construído participa de competições em nível regional e também nacional, sendo um dos quesitos avaliados o acabamento de construção do carro. A Universidade de Santa Cruz do Sul é representada pela equipe "Baja de Galpão" nas duas competições previstas, sendo que a etapa regional envolve universidades do Rio grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e na etapa Nacional mais de 80 equipes de diferentes estados. O carro é projetado por subsistemas os quais são: suspensão e direção, powertrain, estrutura, freio, elétrica e acabamento. Tendo como diretriz um plano de conceito para o veículo do ano corrente, este é baseado no regulamento da competição. No projeto deste ano, foram propostos, pela área de projeto de acabamento, alguns melhoramentos que estão sendo desenvolvidos com previsão de término para outubro, data de participação na competição regional. O teto do carro, produzido em fibra de vidro, foi reduzido de volume e seu acabamento superficial melhorado, buscando-se enquadrar um novo conceito visual para o veículo. A tampa de proteção da correia de transmissão teve seu design aperfeiçoado e seu volume reduzido tornando-se mais compacta e leve. A fixação da mesma foi projetada de forma que seu acoplamento seja rápido, sem perder a firmeza da fixação. Essa parte mecânica é móvel porque está sujeita a averiguações na competição. Para tomada de decisão em relação a fazer ou não uma entrada de ar nesta proteção da correia de transmissão, foram monitoradas, com auxílio de um termômetro do tipo "PENTA" , as temperaturas da correia a fim de sabermos da necessidade ou não e a viabilidade da fabricação deste recurso. Já as carenagens, ou seja, partes móveis de acabamento que envolvem o chassis do baja, serão fabricadas diferentemente do ano anterior para que o acabamento em seus cortes seja melhorado. O projeto desses componentes foi realizado com apoio de software de desenho e a fabricação será feita com materiais do tipo fibra de vidro e fibra de carbono, através de gabaritos (desenhos impressos em escala 1:1) feitos a partir do desenho dos componentes no software. Com esses melhoramentos projetados, a equipe "Baja de Galpão Unisc" deve continuar evoluindo. Esperamos uma pontuação maior que a realizada na última competição de que a equipe participou, a fim de confirmarmos essa evolução. Muitos estudos ainda podem ser desenvolvidos para evolução desse e dos outros sistemas do carro. A tendência da evolução da área de acabamento é a utilização de usinagem CNC (comando numérico computadorizado) na execução do projeto nos próximos anos.


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