PROJETO CRESCER SUSTENTÁVEL: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO INFANTIL

Daniela Jaqueline Silveira, Dalvan Carlos Beise, Marisa Terezinha Lopes Putzke

Resumo


A questão ambiental está cada vez mais presente nas salas de aula, sendo tratada como uma questão de política pública. Pensando dessa maneira, a prefeitura de Santa Cruz do Sul através da Secretaria de Meio Ambiente e em parceria com a Secretaria de Educação desenvolveram um projeto envolvendo crianças do ensino infantil, levando em consideração que desde cedo a questão ambiental e de sustentabilidade deve ser trabalhada. Esta vivência fez parte do estágio extracurricular não obrigatório em parceria do CIEE e o curso de Ciências Biológicas. O referido projeto objetivou sensibilizar e incentivar os alunos de educação infantil das EMEI’s do Município de Santa Cruz do Sul, sobre as questões referentes ao meio ambiente, desde o consumo consciente, proteção dos recursos naturais, alimentação saudável, etc. As atividades foram realizadas no segundo semestre de 2015, como projeto piloto, em quatro EMEI’s sorteadas, sendo elas: Sonho de Criança, Santo Antônio, Vovô Albino e Vovô Arlindo, totalizando mais de 85 crianças de quatro a cinco anos de idade. As mesmas tiveram a oportunidade de sair da escola e passar um dia em total harmonia com a natureza, em lugar desconhecido para muitos, situado em Rio Pardinho, no município de Santa Cruz do Sul. O local escolhido foi o Sítio Pedagógico Paraíso, como o nome já diz é um paraíso, tematizado para a educação ambiental, onde desde os pequenos até os adultos ficam fascinados. A visita é totalmente orientada, e há monitores capacitados que realizam diversas dinâmicas pedagógicas. As crianças sentiram-se fascinadas com a simplicidade do local e a maneira com que aprenderam interagindo com os monitores e observando coisas novas em meio às brincadeiras. Desde a chegada, o primeiro lanche, o almoço, as visitas orientadas, tudo remetia à sensibilização dos mesmos, fazendo-os entender que são parte fundamentais para o equilíbrio da natureza. Ao longo do dia conheceram como funciona o relógio do sol, uma horta tipicamente alemã, enfatizando para o não uso de agrotóxicos e ainda a utilização do composto derivado da composteira. Já a visita guiada em trilhas, aproximou-os dessa relação homem natureza, conheceram animais típicos de uma fazenda. Por fim, o dia acaba com um lanche entre frutas e sucos naturais e ainda bolos e pães feitos no próprio sítio. Na volta para casa, um pouco cansados, porém todos ainda animados para contar para seus pais sobre a viagem e tudo o que viram e fizeram durante o passeio. A sensibilização de uma criança que passa para os pais e familiares o que vivenciou em um dia fora da escola é fundamental, ficando guardado para sempre como um momento especial. O projeto alcançou os resultados esperados, pois, a partir dessa vivência, cada criança pode criar uma relação entre um ser fundamental para a natureza, e como deve portar-se diante dela. Quem ganha com isso não é apenas aquelas 85 crianças, mais sim a comunidade onde ela está inserida, pois passa a ser uma multiplicadora de conhecimento e respeito na família, na sociedade e na escola onde continuará fazendo este tipo trabalho. Com certeza essas crianças cumprirão o seu papel. Professores relatam, ainda, positivamente a empolgação dos alunos, pois passaram um dia “estudando” e nem perceberam.

Palavras-chave: Educação Ambiental; Dinâmicas Pedagógicas; Equilíbrio da Natureza.


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