A [RE] SIGNIFICAÇÃO DA FISIOTERAPIA ATRAVÉS DA ABORDAGEM PREVENTIVA EM AMBIENTE ESCOLAR

Kamila Mohammad Kamal Mansour, Patrícia Oliveira Roveda

Resumo


A atuação em todos os níveis de atenção em saúde, como em programas de prevenção, promoção, manutenção, proteção e recuperação da saúde está entre as competências e habilidades na formação do Fisioterapeuta. Os primeiros anos de vida escolar são fundamentais para agregar e automatizar bons hábitos posturais, sendo de grande importância a estimulação e execução adequadas das atividades de vida diária, visando a saúde cinético-funcional. A disciplina de Fisioterapia Preventiva na Comunidade II trata acerca do estímulo a prevenção, proporcionando ao discente a atuação preventiva em diferentes ambientes, capacitando o aluno a identificação e aplicação de métodos fisioterápicos preventivos mais adequados à comunidade. Objetiva-se com este trabalho explicitar as ações da fisioterapia preventiva, analisando as abordagens utilizadas durante as práticas da disciplina em ambiente escolar. Através das aulas práticas da disciplina, acadêmicos e docente estiveram em escolas públicas e privadas da cidade de Santa Cruz do Sul - RS, sendo este um estudo descritivo, cuja amostra foi composta por escolares e professores. Por se tratar de uma abordagem preventiva, todos puderam participar, sendo o único critério de exclusão a não concordância dos mesmos. A intervenção inicial direta com os escolares foi por meio do uso de diferentes estratégias com o intuito de promover a educação postural na escola e nas atividades de vida diária. Dentre as estratégias utilizadas destacamos: palestra interativa, uso de jogos de fixação, elaboração de cartazes e a distribuição de folders. Em seguida, foi aplicado um questionário que englobava o aspecto biopsicossocial do aluno e realizada a avaliação postural estática e da postura de cada escolar frente ao mobiliário em sala de aula através de análise observacional individual. Prosseguimos para a pesagem dos alunos, das mochilas e o ajuste delas. Ao final, foram compartilhadas orientações a respeito da organização dos materiais na mochila e o modo correto de carregá-las. Quanto aos professores foi aplicado questionário envolvendo questões relacionadas a sua saúde e prática profissional. As visitas eram encerradas após avaliação ergonômica dos ambientes interno e externo das escolas. Assim, foram visitadas quatro escolas, duas públicas e duas privadas, trabalhando-se com um total de 936 alunos e 44 professores. As atividades construídas de forma lúdica e de acordo com a faixa etária produziram conteúdos que lhes chamaram a atenção, ficando evidente o entusiasmo dos educandos dado pelo retorno imediato através da curiosidade manifestada. Ao final da disciplina foram encaminhados relatórios às escolas visitadas que continham dados sobre os questionários, avaliações posturais, pesagem das mochilas e avaliações ambientais, expondo toda a intervenção realizada. Os casos de alunos que necessitavam de encaminhamento, devido a alguma condição, foram nominalmente citados, assim como, as questões de falta de acessibilidade ambiental e a inadequação dos mobiliários foram ressaltadas no relatório. A interação e interesse dos educandos e professores durante a prática evidenciou a importância destas ações. Existe um vasto campo de atuação para a Fisioterapia Preventiva, dentre eles a avaliação e intervenção da saúde na escola. As metodologias utilizadas na disciplina possibilitaram o aprendizado e a ressignificação da prevenção na Fisioterapia, uma profissão fortemente enraizada na reabilitação.

Palavras-chave: hábitos posturais; saúde cinético-funcional; fisioterapia preventiva.

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